Pandemia gera transformações no Empreendedorismo

panoEspecialistas discutirão essas mudanças em live promovida pela UNINASSAU

O empreendedorismo vive de encontrar oportunidades, principalmente quando há mudanças no mercado ou nos hábitos dos consumidores. A sociedade como um todo é dinâmica e essas mudanças ocorrem naturalmente. Contudo, uma crise é um catalisador que imprime uma velocidade anormal às modificações. O empreendedorismo é alimentado pelas oportunidades geradas por mudanças e, em tempos de pandemia, tudo aumenta. Esse foi o tema da live Empreendedorismo Social Pós-pandemia, realizada na UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju, no último dia 2.

Quem explicou o tema foi o professor da Universidade de Oklahoma, Bruno Fernandes, convidado do diretor da UNINASSAU, Rafael Nascimento, para debate na Live. "As oportunidades para o empreendedorismo se encontram nos setores que foram mais prejudicados pela pandemia. Por exemplo, como manter a agitação de uma reunião de amigos com o distanciamento social? Como replicar a experiência na sala de aula no meio virtual? Todo problema é uma oportunidade para um empreendedor”, disse.

Ele observou que o cenário atual parece ser tenebroso, mas é preciso entender que a humanidade possui uma tendência histórica: um otimismo exacerbado quando tudo está bem e um pessimismo extremo quando tudo vai mal. “Ainda sofreremos muito, sem sombra de dúvida, mas tal qual diversas outras crises, a Pandemia irá passar. Nosso foco deve ser em não esmorecer e buscarmos seguir adiante nos adaptando", afirmou Bruno.

O diretor do Centro Universitário, Paulo Rafael, explicou que o mundo virtual já existia, destacou o impulso dado pela crise no desenvolvimento do uso dele. "Mídias sociais já existiam. Microsoft Teams, lives no Instagram, tudo isso já existia. A pandemia veio para dar um ‘empurrão’ nesse mundo virtual. Muitos perderam seus empregos, pior, muitos perderam a vida, negócios fecharam, mas as empresas que sobreviverem à crise sairão mais fortes. Quantas viagens desnecessárias deixarão de ser realizadas em função de uma reunião virtual? Quantas empresas se redescobriram? Quantos profissionais se redescobriram?", indagou.

Por Suzy Guimarães

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com