PREFEITOS IRRESPONSÁVEIS
A cada período chuvoso nós verificamos o quanto os prefeitos brasileiros são irresponsáveis, com algumas e poucas exceções. Eles deixam que sejam construídas moradias em zonas de risco. Não há fiscalização e os secretários de Obras, por conta dos acordos políticos, se omitem e não embargam construções que podem oferecer perigo em tempos de chuvas.
Os loteamentos são feitos e as áreas vendidas sem as mínimas condições, uma vez que os incorporadores não vão residir nestes locais.
Tem gente que acha errado culpar este ou aquele administrador municipal. Temos que alertar e criticar, para que eles não deixem que sejam vendidos lotes em locais sem a menor infraestrutura, principalmente em áreas de preservação ambiental ou próximas.
O voto fácil do pobre coitados é mais importante do que a proibição para que não se construa naquele local perigoso.
Anos de sacrifício, trabalho duro, dinheirinho juntado com muito esforço, suor e humilhação, vão na enxurrada e ai não tem a quem se recorrer e o sufoco volta, com o desalojamento, desabrigo. Enfim, é o caos.
Todo ser humano tem direito a uma moradia digna, desde que trabalhe para isso e ao poder público compete oferecer as melhores condições de saneamento básico e infraestrutura, como segurança, lazer, educação e saúde. Mas tudo é coisa de discurso fácil da maioria dos políticos e o povo que se dane futebol clube.
Este ano as chuvas são intensas e, infelizmente, mas famílias ficarão ao desabrigo, por culpa daqueles que permitem construções irregulares, porque não podem contrariar o eleitor e arriscar perder uma eleição, mas este mesmo eleitor pode perder tudo e até a vida. Assim, caminha o Brasil.
RIACHÃO
Três chapas registraram candidaturas para concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito na eleição suplementar que acontecerá no dia 1º de setembro no município de Riachão do Dantas. Os candidatos tiveram até a quarta-feira, 17 de julho, para apresentar os registros ao cartório eleitoral.
CONCORRENTES
De acordo com as informações da 4º Zona Eleitoral, responsável pela realização do pleito, concorrem aos cargos de prefeito: Pedro Santos Oliveira (PT), conhecido como Pedro da Lagoa, que atualmente ocupa o cargo de prefeito interino no município; Manuela Lisboa Costa (PSC) que concorre na urna como Manuela Costa; e Simone Andrade Farias Silva (PC do B), conhecida como Simone de Dona Raimundinha, candidata a prefeita na última eleição municipal.
EDITAL
Foi publicado na quinta-feira, 18, o edital com os nomes dos candidatos a prefeito e vice-prefeito, e será dado prazo de cinco dias para as manifestações e impugnações. “Fizemos as convocações dos mesários que atuarão nessa eleição, as cartas de convocação já foram emitidas e o treinamento dos mesários acontece no dia 4 de agosto em Riachão do Dantas. Lembramos que os locais de votação permanecem os mesmos, e os eleitores podem fazer a consulta no site do TRE”, explica Lívia Góis, chefe de cartório da 4º zona eleitoral.
PROPAGANDA
A propaganda eleitoral teve início no município. De acordo com a determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) pode ser realizada para a propaganda eleitoral alto-falantes ou amplificadores de som, tanto nas sedes dos partidos e comitês, quanto em veículos. Também está liberado aos candidatos a realização de comício e a utilização de aparelhagem de sonorização fixa, das 8 horas às 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.
INTERNET
A propaganda na internet já está liberada, mas é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. Até às 22 horas do dia 31 de agosto, data que antecede a eleição suplementar, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites e as vedações legais.
CIRCO
O Projeto de Lei 3486/19 cria a Política Nacional de Apoio ao Circo (Pnac) com o objetivo de promover e amparar a atividade circense no Brasil. Entre os objetivos da Pnac, estão: propiciar instrumentos de participação da comunidade circense na formulação e no acompanhamento das ações oficiais voltadas para a área do circo, assegurar aos circenses as garantias individuais e os direitos sociais a que têm direito como cidadãos do País e fomentar o acolhimento do circo pelas diversas instâncias do Poder Público e pelas comunidades.
PESQUISA
O Ministério da Saúde finaliza em agosto deste ano a coleta dos dados da 4ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) realizada em escolas públicas e privadas. O estudo visa conhecer melhor a saúde dos jovens e adolescentes brasileiros que cursam o ensino fundamental (7º ao 9º ano) e ensino médio (1º ao 3º ano). Desde abril deste ano, 188 mil jovens e adolescentes de 13 a 17 anos, de 4.361 escolas em 1.288 municípios do país estão participando da pesquisa.
DOENÇAS CRÔNICAS
Os resultados devem apontar os dados de prevalência e distribuição dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e consumo de álcool para apoio à formulação de políticas de proteção à saúde dos estudantes.
RECURSOS
A Prefeitura Municipal de Riachuelo aguarda por parte do Governo Federal a liberação dos recursos que vão auxiliar o município. O Governo Federal acatou o pedido de situação de emergência do município no dia 17 deste mês. Um Plano Detalhado de Resposta (PDR) foi enviado à Brasília solicitando R$ 610.963,92 mil, no entanto, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou a liberação de R$ 201,5 mil. O valor será utilizado para aquisição de cestas básicas, colchões, água potável e produtos de higiene pessoal e de limpeza.
CADASTRADAS
A Prefeitura de Riachuelo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social possui 578 famílias cadastradas para receber doações mais necessárias como colchões, móveis, eletrodomésticos e material de construção. São 1.818 pessoas separadas por idoso, criança, adulto e acamado.
NORDESTINO
Estamos caminhando a passos largos para um regime fascista e com condimento do nazismo, onde negros, indígenas e outras etnias não terão vez. Vamos reagir. Não deixaremos que um louco divida os brasileiros, fomentando o ódio entre as regiões.
VERGONHA
Parlamentares nordestinos de nascimento ou de descendência têm que reagir a altura. Se o povo cometeu uma loucura, está na hora de dá remédio. A camisa de força é não aceitar as doideiras de um psicopata. Está na hora da reação, pelo voto e não pela força, como ele quer.