PAULINHO
O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos da decisão liminar que impedia a execução imediata da pena de prisão aplicada ao ex-deputado estadual Paulo Hagenbeck Filho, o Paulinho das Varzinhas. Como consequência, o ex-parlamentar pode ser preso a qualquer momento, conforme a decisão da 1ª Turma do STF ao julgar o mérito do habeas corpus interposto pela defesa do parlamentar para impedir a execução imediata da pena.
CONDENADOS
Paulinho das Varzinhas e o ex-deputado Augusto Bezerra foram condenados a 12 anos, sete meses e um dia de reclusão, com cumprimento em regime fechado, em ação penal movida pelo Ministério Público Estadual decorrente das denúncias que envolvem desvio das verbas de subvenções destinadas pela Assembleia Legislativa a entidades do terceiro setor, por indicação dos então deputados estaduais.
LIMINAR
Em dezembro do ano passado, o ministro Marco Aurélio concedeu, em decisão liminar [sem apreciar o mérito do pedido da defesa], a extensão do benefício aplicado, inicialmente, ao ex-deputado Paulo das Varzinhas, evitando também a prisão imediata do ex-deputado Augusto Bezerra. E, embora a condenação tenha sido confirmada para ambos ao final do julgamento da ação penal originariamente no Tribunal de Justiça de Sergipe, com indicação da aplicação imediata da pena, os dois não foram presos amparados por esta decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, do STF, em caráter liminar.
PERIGO NA BR
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou ação para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promova estudos técnicos demonstrando qual a melhor alternativa para regularizar a situação da via adjacente ao km 0,2 da BR-101/SE (viaduto próximo à ponte do Rio São Francisco). Na ação, o MPF quer que o DNIT adote providências imediatas para ordenar o trânsito e instalar sinalização horizontal e vertical no referido trecho.
MUITA POEIRA
O trecho é uma estrada de barro que dá acesso à cidade de Propriá. “É uma estrada de barro, situada ao lado dos restaurantes que estão às margens da BR-101. Pelo fato de não ser asfaltada e possuir um grande tráfego de veículos, gera abundante poeira, que causa grande transtorno, principalmente para os estabelecimentos comerciais da localidade”, ressalta o procurador da República Flávio Matias.
SEM AÇÃO
O problema já foi alvo de recomendação do MPF, enviada em maio de 2018. “Em todo esse tempo não houve movimentação do DNIT para resolver a questão”, explicar o procurador. Entre os pedidos da ação do MPF, também está que o DNIT seja obrigado a pagar R$ 100 mil para reparar os danos morais sofridos pela coletividade. “Entendemos que a multa por danos morais coletivos também tem caráter pedagógico, a fim de que não ocorra situação ou omissão similar a esta”, conclui Flávio Matias.
PIAUITINGA
A Administração Estadual do Meio Ambiente informou que foram constatadas alterações na qualidade da água do Rio Piauitinga, em Estância, local onde caiu o avião que transportava o cantor Gabriel Diniz e os pilotos Abraão Farias e Linaldo Xavier.
ÍNDICE DE PH
O laudo apontou que os índices de PH e oxigênio dissolvido estavam fora dos parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental, situação, que conforme a Adema, impossibilita a vida marinha.
COLETA
As coletas foram feitas nos dias 29 e 30, no mangue e no trecho do rio que fica nas proximidades da ponte do povoado Porto do Mato, em Estância. A suspeita, segundo a Adema, é que o combustível da aeronave tenha provocado alterações na água. A Adema informou que continuará monitorando o rio e que uma nova coleta e análise serão realizadas na próxima semana.
AMBULANTES
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) contemplou 179 comerciantes no sorteio de vagas para vendas de produtos durante o Forró Caju. No sorteio mais de 400 vendedores torciam para preencher pontos de vendas de produtos como comidas típicas, food truck, pastel, caldo de cana e drinks.
RENDA
Além da geração de renda que os pontos de vendas causam, a variedade de segmentos vendidos é de extrema importância para o evento, assim como afirma o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Bira Rabelo. “É uma forma de contemplar comerciantes e de colaborar com a organização para que a festa seja ainda mais bonita”. Biro Rabelo afirma que a presença dos comerciantes durante o Forró Caju é fundamental para o evento.
MENOR
Este ano o número de vendedores de balas e cigarros foi menor que a quantidade de vagas e todos os cadastrados foram contemplados, como no caso da vendedora Maria de Lourdes. Ela diz que está feliz. Trabalhando pela quinta vez no evento, ela conta que a recompensa de ser escolhida é o lucro que a festa traz. “Esse ano a expectativa é ainda melhor porque além da concorrência ter diminuído ainda pagamos um valor menor na taxa”, diz.
MATERNIDADE
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade de alto risco em obstetrícia, gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), também é excelência no atendimento aos bebês prematuros. Nesse sentido, os especialistas da maternidade constantemente discutem e orientam sobre doenças que podem afetar ou até mesmo ameaçar a vida dos pacientes. A Infectologista, Magaly Soares Lins Medeiros, alerta para os riscos da bronquiolite, uma infecção viral aguda, do trato respiratório inferior, que afeta lactentes.
EPIDEMAIS
Ela explica que a doença costuma ocorrer em epidemias, especialmente entre crianças com menos de 24 meses, com pico de incidência nos que têm idade inferior a seis meses. “A incidência anual no primeiro ano de vida é cerca de 10 casos por 100 crianças nascidos vivos. O período de maior contaminação no Brasil é geralmente entre março, julho e agosto, com predominância em junho até meados de julho, período de maior incidência dos casos de bronquiolite”, observa a médica.
VÍRUS
Magaly ressalta que o principal agente causador da doença é o vírus sincicial respiratório. “Alguns outros vírus podem ser causadores em menor intensidade, que são o metapneumovirus, o vírus parinfluenza 3 e, ainda, o vírus influenza A e B, o vírus para influenza 1 e 2 e o adenovírus”, atentou a infectologista.
RUA SÃO JOÃO
Os Festejos Juninos da Rua São João, que completaram 109 anos de existência em 2019, começaram na sexta-feira, 14, e vão até o dia de São João, 24 de junho. Diego Michel Oliveira Santos, presidente do Centro Social São João de Deus, informa que os recursos para a realização da festa foram conseguidos na última semana, mas a programação e segurança já estavam acertadas há meses.
PREFEITURA
“A Prefeitura de Aracaju ajudou, mas o patrocínio da Energisa foi fundamental para que a festa ocorresse. Todos os dias de 14 a 24 de junho teremos trios pé de serra e quadrilhas juninas. Somente a ordem das apresentações das quadrilhas que não estão fechadas ainda”, diz Diego.
ENGENHEIROS
Foi lançada, durante a 3ª Reunião Ordinária do Colegiado de Procuradores dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAS), que aconteceu em Aracaju, a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento, criada em 2017 na Assembleia Legislativa de Sergipe.
ELEITORAL
Segundo o presidente da Frente, deputado Garibalde Mendonça, o lançamento não aconteceu antes por conta do período eleitoral e porque quatro dos integrantes não se reelegeram. “Então como quatro deputados que faziam parte da Frente não obtiveram êxito nas eleições, tivemos que mudar. Hoje, aproveitando a presença aqui no estado de Sergipe, de representantes da engenharia de todo o país, vamos fazer esse lançamento”, explica.
FINALIDADE
Garibalde Mendonça informou que a finalidade é estudar e pensar Sergipe na engenharia, agronomia e na geociências. “Ou seja, é a contribuição do parlamento sergipano com a engenharia de todo o país”, enten