Vontade dá e passa
O vovô já dizia esta frase e ela nunca perderá a sua validade, principalmente na política. Portanto, os novos legisladores municipais, estaduais e federais deverão ficar atento ao ditado.
Eles terão dois anos – no caso dos suplentes de vereadores- e quatro anos, para que o eleitor avalie se acertou em elegê-los. A cada dia tem que ser um aprendizado. Não adianta querer agradar ao eleitor, com discursos inflamados, que poderão levar ao voto errado e contra a vontade popular.
Ser aliado do governador ou do prefeito não significa ser inimigo do povo. Devem lembrar que o povo, também, votou no prefeito e governador, além de presidente da República.
O que se espera de um parlamentar é equilíbrio e sempre que possível ouvir o povo, inclusive os radiais, para fazer uma média do que a população quer e reivindica.
Cada votação é uma realidade diferente e não se pode fazer oposição só por ser adversário.
Procurar conhecer os caminhos das pedras, com conversa com outros parlamentares é essencial e não se deve eleger um adversário como inimigo político e pessoal.
O contraditório é a essência da democracia e ser amigo do rei não significa se tornar carrasco do povo. O rei, também, comete equívocos.
Lembrem-se que é o povo quem paga a todos vocês e não é o Rei que elege a todos, mas sim a população.
Sergipe vive um período de dificuldades e não podemos aumentá-la por birra. Sempre procurem ouvir outras opiniões e pesquise, antes de um discurso, para não falar besteira. Boa sorte para todos nós.
AREIA BRANCA
O prefeito Alan Andrelino Nunes Santos, o Alan de Agripino, conquistou mais uma vitória no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Edson Fachin, relator do processo, julgou improcedente as denúncias contidas na Ação de Investigação Judicial que culminou com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral pela cassação do mandato do gestor e do vice-prefeito José Francisco das Chagas Filho.
ACUSADOS
O prefeito e o vice são acusados por captação ilícita de sufrágio [compra de votos], por trocar voto por dose de cachaça a um eleitor dependente químico. Pela defesa, há o entendimento de que a decisão do TRE pela cassação do mandato do prefeito e do vice teria sido embasada em “depoimento contraditório e confuso” de um eleitor acostumado a pedir dinheiro aos moradores do município para manter o vício.
ACATOU
O ministro acatou o recurso especial interposto pelo prefeito e pelo vice e julgou improcedente a ação de investigação judicial, que começou a tramitar na vara eleitoral de Areia Branca. No primeiro momento, o juízo de primeiro piso não acatou as denúncias de compra de voto, mas esta decisão foi reformada pelo TRE que votou, por maioria, pela cassação dos respectivos mandatos e condenou os gestores a pagamento de multa.
CARGOS
Pela decisão do TRE, os gestores teriam que deixar os respectivos cargos imediatamente. Mas eles recorreram ao TSE e, em setembro do ano passado, ganharam o direito de permanecer nos cargos até o julgamento final da ação. Nesta segunda-feira, 4, o ministro Edson Fachin publicou decisão de mérito pela improcedência da ação. A decisão é monocrática e ainda cabe recurso junto à Corte Eleitoral.
VEREADORES
Empossados como vereadores em cerimônia na manhã desta segunda-feira, 4, o cabo Didi (Rede) e Zé Valter (PSD), já definiram em quais grupos vão se encaixar dentro do parlamento municipal. O cabo Didi afirmou que vai ter uma posição de independência, enquanto Zé Valter garantiu que vai dar sustentação ao Governo Municipal, fazendo parte da base governista.
DENÚNCIA
Familiares de presos do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto, em São Cristóvão, prepararam um documento com diversas denúncias relatando a situação dos presos e contra a atual administração do presídio. Durante mobilização na manhã desta segunda-feira, 4, no Fórum Gumersindo Bessa, elas afirmaram que vão entregar o documento a Comissão de Direitos Humanos da OAB. Elas alegam que estão privadas de visitar os presos do pavilhão P3, onde dois presos morreram na semana passada.
VISITAS
A Secretaria de Justiça afirmou que as visitas estão ocorrendo normalmente e assim está previsto para a próxima quarta-feira. A Secretaria também afirmou que respeita os detentos e os seus familiares, e diz que o presídio segue normalmente as regras de segurança previstas em lei. Eventuais denúncias, segundo a assessoria de comunicação, podem ser registradas na Corregedoria da Sejuc, para investigação interna.
SECRETÁRIO
Um dos primeiros compromissos na agenda administrativa do governador Belivaldo Chagas nesta segunda-feira, 4, foi dar posse ao novo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, o engenheiro civil Ubirajara Barreto. Desde o início de sua nova gestão, Belivaldo vem realizando alterações no secretariado, e mesmo substituindo o ex-secretário Valmor Barbosa que era responsável pela pasta pelos três últimos governos, o governador não exclui a possibilidade de mantê-lo no Executivo.
MUDANÇAS
Ubirajara é um técnico competente e que tem condições totais e absolutas de dar continuidade ao excelente trabalho que também vinha desempenhando Valmor Barbosa, outro técnico extremamente competente e que deverá, inclusive, continuar no governo em alguma assessoria, estamos conversando sobre isso. É natural que se façam mudanças, Valmor já estava à frente da Secretaria de Infraestrutura há cerca de 12 anos. Nós entendemos que era o tempo de fazer alterações porque fizemos também uma fusão com a secretaria de recursos hídricos e infraestrutura criando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade&rd quo;, explicou o governador.
CONFIANÇA
Para o novo secretário, a confiança depositada será honrada com um trabalho feito a várias mãos, principalmente com os órgãos que englobam a secretaria. “Essa é uma super secretaria, que engloba a Deso, Cehop, DER, Adema e a antiga Semarh. É uma secretaria que vai fazer com que as políticas de obras, de habitação e recursos hídricos passem por ela. Então teremos que ser, não somente eu, como toda a equipe, proativos, principalmente nesse momento de dificuldades que vivemos. O governador pode ter a certeza de que terá uma equipe coesa, comprometida, uma equipe determinada e que só terá um protagonista: o governo de Sergipe. Pode contar comigo!”, declarou Ubirajara.
REFORMA
O governador destacou, ainda, que esse trabalho da Sedurbs juntamente com os órgãos deverá ser reformulado. “Todos os órgãos vinculados a Secretaria passarão por uma reforma em sua estrutura. A Adema de hoje tem que mudar, mas é bom que se pese, está funcionando muitíssimo bem. Da mesma forma Deso, Cehop e DER. Faremos fusão de diretorias, criaremos outras diretorias, enfim, vamos tentar buscar meios com que os órgãos trabalhem com maior agilidade. A Secretaria de Infraestrutura funcionou durante muito tempo, quase que de forma paralela às ações da Cehop. Eu não quero mais isso. Tem que definir o que é o papel do Cehop e qual o papel da Secretaria, da mesma forma que precisamos repensar as ações do DER”, explanou Belivaldo.
FISCALIZAÇÃO
O governador ainda reforçou a necessidade da fiscalização no transporte alternativo. “A prestação de serviço não está boa. Essa é sua primeira tarefa: sentar com o DER e discutir transporte alternativo. Sentar e dialogar sobre o que fazer”, declarou o governador dirigindo–se ao novo secretário.
CARNAVAL
Para resgatar o verdadeiro Carnaval, mantendo a alegria e solidariedade, o Bloco Saudoso Tuca chega à sua 8ª edição. O evento acontece no dia 24 de fevereiro, a partir das 9h, no bairro Siqueira Campos. Será puxado pela banda Água de Cheiro.
SEM GANHAR
Sem fins lucrativos, o bloco é uma forma de homenagem do vereador Anderson de Tuca ao seu pai, Antônio Vieira da Silva Neto, “Tuca do Siqueira Campos”, morador ilustre da região, que realizava trabalhos sociais.
TEMA
Tendo como lema “Diversão com Solidariedade”, a finalidade da festa é arrecadar alimentos, que serão distribuídos, posteriormente, para famílias carentes de diversos bairros da capital sergipana. Para participar do bloco mais solidário de Sergipe, o folião deverá levar 2kg de alimentos não perecíveis e efetuar a troca pelo abadá. Os alimentos deverão ser trocados nos dias 22 e 23, das 8h às 19h, na Rua Bahia, n° 956, Siqueira Campos.
AXÉ VINIL
Axé Vinil e Matheus Andrade comandam o Porto Folia. A festa acontece no dia 17 de fevereiro, a partir das 16h, na varanda do restaurante Porto Madero, na Passarela do Caranguejo, que fica na Orla de Atalaia. Os ingressos estão à venda no Porto Madero. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 3243 1540 ou do perfil do restaurante no instagram.
TURMA DA CAIXA
O Carnaval de Clube em Aracaju será sucesso total. A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal promoverá festas entre os dias 24 e de fevereiro e 5 de março com bandas de frevo, samba e axé. Os associados do clube e dependentes têm livre acesso ao clube para curtir todos os dias de festa. Os convidados também poderão participar, mediante o pagamento de R$ 30 ou R$20 mais 1 kg de alimento que será doado a uma instituição social.