Número de pacientes com bactéria KPC sobe

huse1Subiu de cinco para 12 o número de pacientes [entre infectados e colonizados] com a bactéria klebsiella Pneumoniae Carbapenemase [bactéria KPC]. Os resultados parciais foram divulgados após exames realizados em pacientes que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Segundo a infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Huse, Iza Maria Lobo, desse total, quatro estão infectados e oito colonizados [têm a bactéria, mas não têm a infecção].

Ainda de acordo com a infectologista Iza Lobo, os números podem aumentar uma vez que hoje, sairá o resultado final dos exames que já foram coletados.

Essa bactéria [klebsiella] todos nós temos no intestino e faz parte da nossa flora intestinal, só que quando você fica internado em estado grave e toma antibiótico, você faz pressão e seres resistentes emergem como é o caso das bactérias. O importante é que ela é sensível a amicacina e tem tratamento”, afirma.

“O paciente colonizado está em risco de ter a infecção, porque ele está grave e a bactéria está na pele dele. A gente tem que monitorar esses pacientes colonizados para impedir que ele entre em contato com outros não colonizados e possa transferir seja pela mão ou algum material. Por isso, se faz esse bloqueio, colocando eles no isolamento de contato", disse a infectologista.

A recomendação é para que os profissionais trabalhem devidamente equipamentos, utilizando avental, luva e lavar as mãos constantemente e para a população em geral, que evitem ir ao Hospital de Urgência caso não seja necessário.

Uma das alternativas tomadas pela direção da unidade foi buscar transferir os pacientes da ala verde para o Hospital da Polícia Militar (HPM), com o objetivo de receber os pacientes da ala vermelha em estado mais crítico e que necessitam de uma UTI. “Uma medida importante foi liberar a ala verde. Tem leitos que estão sendo armazenados no HPM para tirar os pacientes da verde que são pacientes ortopédicos e que estão clinicamente bem. Eles vão para a enfermaria do HPM para liberar essa área verde para virar uma vermelha transitória onde é a fonte principal de pacientes graves que vão para a UTI do Huse”, conta.

As UTIs 1 e 2 permanecem sem receber novos pacientes, mas a previsão do hospital é que uma delas seja reaberta ainda essa semana. “Todas as duas permanecem fechadas, suspensas de internar até amanhã. Você suspender o leito de UTI se torna uma coisa grave, mas daqui a uns dois ou três dias a gente deva estar liberando uma das UTis”, disse Iza.

Fonte:Infonet

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com