BOLSONARO ACABA COM SONHO DOS POBRES
Na minha juventude, não esqueço, que queria fazer um curso do Senai, como meus amigos. Naquela época ao completar 14 anos de idade, a primeira coisa que o filho do pobre fazia era tirar a famosa Carteira de Trabalho, para labutar e ajudar a família.
Normalmente, para crescer socialmente, buscava um curso profissionalizante no Senai, normalmente de mecânico de automóveis, eletricista, soldador e outros menos procurado.
Com o diploma, o sujeito partia para o mercado de trabalho e, normalmente, era aproveitado, porque o empresário tinha certeza de que estava contratando um profissional de qualidade.
Muitos que se formaram no Senai se tornaram empresários de sucesso, jornalistas, engenheiros, arquitetos, advogados, médicos, dentistas, professores e outros profissionais. Outros ficaram na profissão e milhares de aposentaram no primeiro emprego, não quiseram arriscar.
Ter um diploma do Senai, para o pobre, é que como é hoje possuir um canudo universitário. O Senai abria portas e garantiu a sobrevivência de milhões de brasileiros, ajudou a construir esta nação de bravos e enganados trabalhadores pelos mais diversos falsos messias, salvadores-da-pátria.
Agora, o senhor Jair Messias Bolsonaro, eleito por quase 60 milhões de ludibriados, que sonhavam com um país de igualdade social, vai acabar com o Senai e outros do Sistema S, uma vez que vai tirar 50% da receita destas instituições.
Sem recursos, os cursos vão minguar e perde o país, porque não terá mais bons profissionais formados por estas instituições, também na área do empreendedorismo e de serviços, uma vez que Sebrae e Senac estão na marca, para receber a guilhotinada daquele que se elegeu como salvador e quer nos tornar um país de escravos, com as elites cada vez mais poderosas, entregando as nossas riquezas, em nome de uma nova ordem mundial do capitalismo.
Reduzir o poder do Sistema S é dar uma porrada segura no desenvolvimento socioeconômico do país e tirar dos filhos de famílias pobres a oportunidade de um dia chegar no topo da pirâmide.
Bolsonaro transformará o Brasil num país de castas, sem direito a passar para o degrau de cima. Infelizmente, quase 58 milhões de brasileiros são responsáveis pelo país retroagir.
Será que teremos que bater continência, quando passarmos na porta do MacDonald ou qualquer outra multinacional, sobretudo, norte-americana?
Este retrocesso não estava previsto. E os pobres terãoq eu parar de sonhar e se contentar em viver na escravidão sem poder pular para a casta seguinte. É o país dos bilionários, que sustentarão este grupo por quatro anos no poder, mas querem o troco e nós, pobres mortais, iremos pagar mais uma vez esta conta macabra do enriquecimento de um reduzidíssimo grupo em detrimento de milhões de desfavorecidos. Tudo em nome de Jesus.
CRESCIMENTO
Juntos, o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Social Cristão (PSC) terão juntos oito parlamentares na próxima legislatura da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Isto representa um terço da casa, e as duas siglas estarão empatadas em maior número de deputados estaduais na Assembleia Legislativa.
DE PRIMEIRA
Pelo partido do atual governador Belivaldo Chagas (PSD), estão os estreantes Maísa Mitidieri e Adaílton Martins, assim como os reeleitos Goretti Reis e Jeferson Andrade. Representam o PSC, partido de oposição, Gilmar Carvalho, Ibrain Monteiro, Capitão Samuel e Dr. Vanderbal Marinho.
GOVERNANTES
Fortalecido, o bloco de situação do Governo do Estado deve contar ainda com Francisco Gualberto (PT), Zezinho Guimarães (MDB), Luciano Bispo (MDB), Zezinho Sobral (Podemos), Garibalde Mendonça (MDB) e Diná Almeida (Podemos).
EMEDEBISTAS
Outro partido que continua com um bom número na Assembleia é o tradicional MDB, que conseguiu eleger os deputados Garibalde Mendonça, Zezinho Guimarães e Luciano Bispo, atual presidente do parlamento estadual.
REDE
A Rede manteve o deputado Georgeo Passos e terá uma nova parlamentar: Kitty Lima, que sai da Câmara de Vereadores de Aracaju para substituir Moritos Matos, que não conseguiu a reeleição e fica como suplente.
PETISTAS
Situação semelhante é a do Partido dos Trabalhadores (PT), que manteve Gualberto e terá Iran Barbosa, que também desempenha a função de vereador em Aracaju para substituir Ana Lula, com a vida política aposentada.
TUCANA
Maria Mendonça, do PSDB, teve o mandato renovado pelas urnas e o partido continua apenas com uma cadeira.
NOVATOS
Ganharam cadeiras na Alese o PPS, com os deputados Samuel Carvalho e Dilson de Agripino; o PR, que passa de uma vaga, de Adelson Filho, para duas, com Janier Mota e Talysson de Valmir, o mais votado nestas eleições; o PSB, que além do reeleito Luciano Pimentel, terá o estreante Rodrigo Valadares; e o Podemos, que não te deputados e contará com Zezinho Sobral e Diná Almeida na próxima legislatura.
EM FEVEREIRO
A posse dos 24 deputados estaduais acontecerá no dia 1º de fevereiro, quando deverá ocorrer também a eleição para a mesa diretora do primeiro biênio da nova legislatura. A previsão de início dos trabalhos é para o dia 17 de fevereiro, visto que a data prevista regimentalmente, 15 de fevereiro, é uma sexta-feira.
HABEAS CORPUS
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello concedeu um habeas corpus preventivo ao deputado estadual Paulo Hagenbeck Filho (PSC), o Paulinho das Varzinhas, que foi condenado pelo Tribunal de Justiça por desvios de verbas de subvenções da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
PRISÃO
Com isso, Paulo Hagenbeck Filho não pode ser preso até que seja considerado culpado em trânsito em julgado e até que seja julgado um recurso especial de sua defesa impetrado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
DECISÃO
“Defiro a liminar, para afastar, até o julgamento do mérito da impetração, ou até a preclusão maior do título condenatório, a execução provisória da pena. Abstenham-se de expedir o mandado de prisão, ou, se já ocorrido o fenômeno, recolham-no, ou, ainda, se cumprido, expeçam alvará de soltura a ser implementado com as cautelas próprias”, diz o ministro.
DEFESA
Junto a Augusto Bezerra (PHS), Paulinho foi condenado à prisão por suposto desvio de recursos públicos que seriam destinados da Alese a entidades do terceiro setor. Atualmente, tramitam no TJ de Sergipe os recursos interpostos pela defesa dos deputados para tentar anular a condenação. Embora os desembargadores discutam de quanto tempo será a pena, é consenso entre eles que o crime realmente ocorreu, e defendem a condenação de todos os réus no processo. Os advogados acreditam que conseguirão novo resultado quando o caso for analisado pelo STJ, em Brasília.
MALUCO BELEZA
O início de cada ano é um período repleto de expectativas e planejamentos para o futuro. Momento propício para disseminar a psicoeducação e chamar a atenção das pessoas para refletirem sobre bem-estar, qualidade de vida e os cuidados com a saúde mental e emocional. Foi com esse convite que o Conselho Regional de Psicologia de Sergipe – 19ª Região deu a início aos preparativos para a campanha Janeiro Branco: Mês de Prevenção e Cuidados em Saúde Mental e Emocional.
CAMPANHA
No primeiro mês do ano, profissionais de Psicologia, estudantes e voluntárias(os) diversas(os) podem planejar e desenvolver ações que auxiliem as pessoas a refletirem sobre o que precisam fazer para estar em harmonia com as diversas as áreas de sua vida, com ênfase nos cuidados com a saúde mental e emocional.
VOLUNTÁRIOS
A participação na Campanha é voluntária e as(os) profissionais e equipes que desenvolverem trabalhos sobre a temática ao longo do mês serão certificadas(os) pelo CRP 19 de acordo com as atividades promovidas.