Cláudio Botafogo Messias-OnLine-11-10-2018-sexta-feira/ Por Rubens Barroso

A FALTA DE UM LÍDER NO BRASIL

O Brasil é um país riquíssimo em sua história, e conta com grandes figuras que servem até hoje como exemplo de caráter, compromisso e dedicação. São pessoas que lutaram por suas causas e, no processo, acabaram mudando os rumos de toda uma nação.

O pais vem sofrendo ao longo dos anos a falta de uma liderança seja ela na política ou no esporte, vejamos alguns anos atrás, tínhamos Ulises Guimarães, líder nato, foi um político e advogado brasileiro, um dos principais opositores à ditadura militar. Ulysses nasceu na vila de Itaqueri da Serra, atual distrito do município de Itirapina, que à época era parte do município de Rio Claro, no interior do estado de São Paulo.

Foi presidente da Câmara dos Deputados em duas ocasiões distintas e também candidato à presidência da República na eleição de 1989. Inicialmente, apoiou o golpe de 1964 contra o presidente eleito João Goulart, mas logo passou à oposição e passou a lutar pela volta da democracia.

Com a instauração do bipartidarismo (1965), filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do qual seria vice-presidente e, depois, presidente. À frente do partido, participou de todas as campanhas pelo retorno do país à democracia, inclusive a luta pela anistia ampla geral e irrestrita. Com o fim do bipartidarismo (1979), o MDB converteu-se em Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do qual seria presidente nacional.

Com Tancredo Neves, Orestes Quércia, Leonel Brizola, Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Franco Montoro, Ulysses liderou novas campanhas pela redemocratização, como a das eleições diretas, popularmente conhecidas pelo slogan Diretas Já. Em 1º de fevereiro de 1987, tomou posse como presidente da Assembleia Nacional Constituinte, responsável por estabelecer nova Constituição democrática para o Brasil após 21 anos sob ditadura militar. Ulysses morreu em um acidente aéreo de helicóptero no litoral de Angra dos Reis, sul do estado do Rio de Janeiro, e seu corpo nunca foi encontrado.

Outro líder político foi Tancredo Neves foi um advogado, empresário e político brasileiro, tendo sido o 33.º primeiro-ministro do Brasil (o primeiro do período republicano) e presidente da república eleito mas não empossado.

Natural do sul de Minas Gerais, formou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Ingressou na política em 1935, quando foi eleito vereador em sua cidade natal pelo Partido Progressista, chegando ao cargo de presidente da Câmara Municipal. Com o advento do Estado Novo em 1937, foi preso e o seu mandato de vereador foi extinto. Com isso retornou à advocacia, atuando como Promotor Público, e também exerceu a profissão de empresário. Em 1947, foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD) e foi designado um dos relatores da Constituição estadual mineira, tornando-se depois líder da oposição.

Em 1950, foi eleito deputado federal pela primeira vez. A partir de junho de 1953, exerceu os cargos de Ministro da Justiça e Negócios Interiores até o suicídio do presidente Getúlio Vargas. Em 1954, foi eleito novamente deputado federal, cargo que ocupou por um ano. Foi diretor do Banco de Crédito Real de Minas Gerais em 1955 e da Carteira de Redescontos do Banco do Brasil de 1956 a 1958. De 1958 a 1960, assumiu a Secretaria de Finanças do Estado de Minas Gerais. Concorreu, sem sucesso, ao governo de Minas em 1960. Com a instauração do regime parlamentarista, logo após a renúncia do presidente Jânio Quadros, foi nomeado primeiro-ministro do Brasil, ocupando este cargo de setembro de 1961 a julho de 1962. Foi um dos principais líderes do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e reelegeu-se deputado federal em 1966, 1970 e 1974. Após a volta do pluripartidarismo, foi eleito senador em 1978 e fundou o Partido Popular (PP). Em 1982, ingressou no Movimento Democrático Brasileiro (1980) (MDB) e foi eleito governador de Minas.

No período em que governou Minas, houve uma grande agitação em prol do movimento Diretas Já, numa ação popular que mobilizou o país e pregava as eleições diretas para presidente. Com a derrota da emenda Dante de Oliveira, que instituía as eleições diretas para presidente da República em 1984, foi o nome escolhido para representar uma coligação de partidos de oposição reunidos na Aliança Democrática. Em 1984, aceitou a proposta de se candidatar à Presidência da República e em 15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral por uma larga diferença. No entanto, adoeceu gravemente em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse. Em 21 de abril, morreu de infecção generalizada. Tancredo é considerado um dos mais importantes políticos brasileiros do século XX.

No esporte Ayrton Senna desponta como umas lideranças do esporte. O grande piloto de Formula 1 era muito mais que um esportista, mas um herói brasileiro. Essa fama não se dava apenas porque ele ganhava títulos, mas por seu trabalhava duro, profissionalismo, foco, disciplina e humildade na hora de dar atenção aos fãs.

Mas hoje em dia falta um líder para que possamos acreditar que o pais vai melhorar, que vale apena ir nas urnas depositar um voto de confiança a este ou aquele candidato, independentemente de partido, estamos sendo lesados todos os dias, roubam a nossa consciência assaltam os nossos bens ceivam a nossas vidas, estamos refém dos marginais por que justiça é injusta e não há lei para marginais e se um cidadão reage a um assalto e mata o assaltante, ele o cidadão passa a ser acusado de tentativa de homicídio, é assim que funciona.

Essa falta  de liderança faz com que qualquer candidato que apareça com planos de governo que demostre uma certa firmeza e convicção de que vai combater o “câncer” que mais assusta a  sociedade todos  ficam encantados e  esperançoso  e se voltam para ele e acabam com chama-lo de “fenômeno”, só que sabemos que alguns fenômenos da natureza quando entram em atividade deixam um rastro de destruição, na indonésia por exemplo um desses fenômenos entrou na ativa e deixou um rastro de destruição e morte e dor. Pensem nisso!!!

MORTES DE CRIANÇAS

Está cada vez mais difícil criar filhos, perdemos a liberdade e não podemos deixar os nosso filhos livres para brincar, eles correm o riscos de serem usados por marginais que fazem parte de sitas satânicas e as crianças tem suas vidas ceifadas e os órgãos de justiça não tem como punir esses assassinos.

OLHOS ABERTOS

Nesta quinta-feira, 11, é celebrado o Dia Mundial da Visão. Para lembrar a data, as equipes de enfermagem e recepção do Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizam uma ação com o tema Chega de Cegueira Evitável.

Uma das responsáveis pela iniciativa é a enfermeira Tamara Olímpio. “O objetivo hoje é conscientizar que a cegueira é evitável em praticamente 60% dos casos, conforme a Organização Mundial de Saúde afirma. No Brasil há mais de 1,2 milhão de cegos, um número alto. É por isso que estamos prestando informações sobre atitudes, mudanças de hábitos que podem evitar a cegueira, principalmente em pacientes com morbidades, como diabete e hipertensão, além dos tabagistas”, explica.claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com