Dos 23 convocados para os amistosos nos Estados Unidos, 12 não disputaram a última Copa do Mundo. Lista teve três mudanças desde o anúncio - duas por lesão e uma por motivos pessoais. Começa nesta segunda-feira oficialmente o novo ciclo da Seleção de olho na Copa do Mundo de 2022, no Catar. E a palavra do momento é renovação: dos 23 convocados por Tite, 12 não disputaram o Mundial da Rússia. O primeiro treino será realizado na Red Bull Arena, em Nova Jersey, às 18h (de Brasília), e a previsão é de que o treinador tenha 18 jogadores à sua disposição na atividade. As ausências ficarão por conta de Philippe Coutinho, Arthur, Felipe, Éder Militão e Dedé.
Ao todo, dez jogadores já se apresentaram nos Estados Unidos: Marquinhos, Thiago Silva, Philippe Coutinho, Filipe Luís, Richarlison, Alisson, Fabinho, Roberto Firmino, Alex Sandro e Douglas Costa. Outros 12, entre eles Neymar, chegam ao longo desta segunda-feira. O camisa 10, por exemplo, já está em Nova Iorque e tem chegada prevista até a hora do almoço. Já Dedé se apresenta apenas na próxima terça e deve ser o último da lista a chegar.
- É importante estar voltando à Seleção nesse período pós-Copa. Foram dois anos fora e estou muito empolgado. Espero dar meu melhor para minha presença ser frequente. Tem aquela ansiedade de rever companheiros, conhecer outros e até mesmo a comissão técnica, que ainda não tive a oportunidade de trabalhar. Estou ansioso - frisou Fabinho, um dos jogadores que não estiveram na Copa, em entrevista à CBF TV.
Previsão de 18 jogadores no primeiro treino:
Alisson
Hugo Moura
Neto
Alex Sandro
Fabinho
Filipe Luís
Marquinhos
Thiago Silva
Andreas Pereira
Casemiro
Fred
Lucas Paquetá
Douglas Costa
Éverton
Roberto Firmino
Neymar
Richarlison
Willian
A lista original divulgada por Tite em agosto sofreu três mudanças antes da viagem. Duas por lesão e uma por motivos pessoais. Renato Augusto avisou que não se apresentaria e, devido a problemas particulares, vai se ausentar até mesmo dos treinamentos do Beijing Guoan. Já Pedro e Fagner foram cortados por lesão e deram lugar a Richarlison e Éder Militão, respectivamente.
Na relação final, 12 jogadores não estiveram na Rússia: Hugo Moura, Neto, Alex Sandro, Dedé, Fabinho, Éder Militão, Felipe, Andreas Pereira, Arthur, Lucas Paquetá, Éverton e Richarlison. No planejamento da comissão técnica, os seis amistosos restantes de 2018 servirão para observações de olho na Copa América do ano que vem.
Os dois primeiros compromissos serão nos próximos dias, contra os Estados Unidos, dia 7 de setembro, em Nova Jersey, e diante de El Salvador, dia 11, em Washington. Os outros quatros jogos estão marcados para outubro e novembro.
Fonte: Por Edgard Maciel de Sá, Nova Jersey, Estados Unidos