Argentina: pior ataque nas eliminatórias

2017 10 06t015623z 512126846 rc1543e70f60 rtrmadp 3 soccer worldcup arg perDesde o minuto 15 do primeiro tempo da vitória por 1 a 0 da Argentina contra o Chile, na 13ª rodada das eliminatórias, há sete meses e meio, um jogador argentino não balança as redes por um jogo oficial. Naquele instante, Messi fazia, de pênalti, o gol daquele triunfo. Mas não é por falta de tentativas que a seca argentina persiste. Foram 73 finalizações de lá para cá. Nenhum gol. O único que marcou pela Argentina no período foi o lateral Feltscher, da... Venezuela.

O dado explica muito o drama que o país vive para tentar ir à Rússia no ano que vem. É uma realidade que se intensificou com Sampaoli à frente da equipe e chegou ao nível máximo nesta quinta-feira, no empate por 0 a 0 com o Peru. Na Bombonera, a Albiceleste chutou 22 vezes ao gol. Acertou a direção seis vezes, mas não balançou as redes. Os dados são da empresa de estatísticas, Opta. Mas o técnico argentino prefere ver a metade cheia do copo. Vê a alta produtividade do time como um indício de que estão no caminho certo.

– Estamos vendo uma seleção muito contundente no que busca e encontra em cada jogo. Essa é a defesa de uma ideia de protagonismo e superioridade que guia a Argentina em cada encontro. Nos enche de otimismo saber que na última partida que temos que ganhar para a classificação está em quatro dias e estamos bem, apesar de que o resultado seja diferente do que estou dizendo – avaliou Sampaoli, reconhecendo no fim que falta o principal: o gol.

A falta de pontaria é um problema. Das 73 finalizações realizadas pela Argentina desde o gol de Messi diante dos chilenos, apenas 21 tomaram o rumo do gol, ou seja, 28%. Sampaoli ainda não viu um jogador sob seu comando marcar pelas eliminatórias. Ele lamenta a situação, mas reconhece que é difícil seguir tudo como foi planejado.

– Há que ter desenvoltura para garantir que, em partidas como essas, temos que ganhar. O futebol às vezes te tira, e às vezes você ganha com mais ou menos merecimento.

Fonte: Por Daniel Mundim, Buenos Aires

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com