Com a conquista do título do Campeonato Paranaense, o Coritiba confirmou, após reunião realizada nesta quinta-feira, a efetivação de Pachequinho como técnico do time para a sequência da temporada. Interino, ele levou a equipe à conquista do estadual, após a demissão de Paulo César Carpegiani.
Desde a demissão de Carpegiani, após a desclassificação na Copa do Brasil, o Coritiba tomou diferentes caminhos na escolha de seu treinador para a temporada. A princípio, a decisão da diretoria foi de procurar nomes fortes e conseguir a substituição logo em seguida. Os principais procurados foram Levir Culpi e Marcelo Oliveira, que não aceitaram assumir a equipe.
Com a dificuldade de apresentar um nome de peso e que estancasse a crise, Pachequinho foi colocado mais uma vez como técnico interino, enquanto o clube analisava as possibilidades. O andamento do time no campeonato, que emendou vitórias e apresentou os primeiros sinais de equilíbrio em campo, além do apoio maçico do elenco alviverde, endossaram a efetivação do ex-jogador.
Eriélton Carlos Pacheco, o Pachequinho, tem sido o nome de consenso para substituir os treinadores demitidos nos últimos no Coritiba. Antes de ser coroado com o primeiro título no Coxa, Pachequinho já tinha comandado o time em outros dois momentos. Em 2015, ele assumiu na reta final do Campeonato Brasileiro e livrou o time da queda. Já no ano passado, trabalhou da reta final do estadual até a 18ª rodada do Brasileirão - somou apenas 35% dos pontos.
Pachequinho foi jogador do alviverde de 1990 a 1996 e marcou sua passagem como maior artilheiro dentro do Couto Pereira, com 48 gols. A aposentadoria veio no início do ano 2000, depois de breve passagem pelo Criciúma. Antes de ser efetivado, ele trabalhava como observador técnico do Coritiba.
A estreia de Pachequinho como treinador efetivo do Coritiba é na próxima segunda-feira, pelo Campeonato Brasileiro. O Coxa recebe o Atlético-GO no Couto Pereira, às 20h (horário de Brasília).
Números de Pachequinho
2015 - 3 vitórias e 2 empates
2016 - 3 vitórias, 5 empates e 5 derrotas
2017 - 8 vitórias, 2 empates e 3 derrotas
Aproveitamento total: 14 vitórias, 9 empates e 8 derrotas: 54,8%
Fonte: Por GloboEsporte.com, Curitiba