O empate do Flamengo com o Corinthians ontem na reabertura do Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo placar de 2x2, deixou o mengão mais afastado do Palmeiras, que venceu o Sport de Recife em São Paulo, com um jogo tumultuado e polêmico. O Verdão sobe para 67 pontos enquanto que o Flamengo vai para 61. Com isso, seis pontos separam dos dois times que estão mais próximos de ganhar o brasileirão. Isto até o momento, porque Atlético Mineiro e Santos estão encostando e que venceram ontem as suas partidas. Tem o Botafogo que vem correndo por fora, com 53 pontos. Faltam exatamente seis rodadas para acabar a competição e então conhecer o campeão.
O Flamengo jogou pra cima, até porque estava em busca do resultado positivo para encostar no Palmeiras. Por outro lado, o Corinthians também buscava o positivo já que entra na briga por uma vaga na Libertadores. O Timão jogou o tempo todo nos contra-ataques, estratégia do seu treinador Osvaldo Oliveira.
Aos nove minutos, o Corinthians abre o placar. No lance polêmico, numa bola de falta, quando todos vão para a área cabecear, Paolo Guereiro marca de cabeça e empata o jogo. Já nos minutos finais do primeiro tempo, o Corinthians volta a marcar num cruzamento da direita. Terminava assim o primeiro tempo.
Na volta, o Flamengo entra mais vivo no jogo. Fernandinho entrou em campo. Era ataque contra a defesa o tempo todo. Um jogador do Corinthians foi expulso, aos 28 minutos do segundo tempo. O Fla ia todo para o ataque. Até que, novamente, Guerreiro empatou, numa cobrança de escanteio, depois de Arão cabecear e no rebote o peruano cabeceou pra dentro. Parecia que o Fla viraria o jogo, porém, terminou 2ax2.
No próximo domingo, o Flamengo tem um jogo difícil contra o Atlético Mineiro, no Estádio Independente, em Minas Gerais. Já o Palmeiras vai enfrentar o Santos na Vila Bel Miro. O brasileirão começa a sua reta final, com emoção.
Raimundo Feitosa