Brasileiro foi atacante a carreira inteira, mas recuou com o treinador Eddie Howe no Newcastle e chega como promessa no meio-campo da Seleção Brasileira.
boa passagem no Hoffenheim, ele jogava como um camisa 9 de mobilidade. Saía bastante da área, prendia a bola para quem chegava de trás e ajudava muito na marcação. Só para comparar, imagine no que Tiquinho Soares faz hoje no Botafogo
Mas o jogador demorou a encaixar no Newcastle, onde chegou como contratação mais cara da história até então.
Até que Eddie Howe teve uma grande ideia no fim de 2021: vendo a velocidade e dedicação sem a bola, além da qualidade ao se colocar bem na área, o treinador mudou o jogador de posição. Ao invés de camisa 9, ele começaria jogando no meio-campo, mas com liberdade para chegar na frente.
E até marcou mais gols na atual temporada do que nas anteriores: foram 8, contra 6 na temporada 2020/21 e 4 na temporada 2019/20.
Joelinton é um volante de chegada. Ele não busca tanto a bola lá dos zagueiros para passa a bola e organizar jogadas. Seu forte é chegar na área buscando uma boa colocação para finalizar ou abrir espaço para os companheiros. A velocidade de reação e chegada é sempre elogiada por Eddie Howe e foi um dos principais motivos para a mudança de posição. Veja na imagem
A forma como percebe esses espaços vazios fizeram Howe treinar uma jogada forte na equipe: Joelinton busca a bola, prende de costas e aciona a passagem de um companheiro. Bruno Guimarães e Joe Willock foram os principais a receber o passe do jogador: uma bola no espaço, não no pé, para o time ir mais à frente. Veja na imagem.
Globo Esporte