Léo de Deus resume bi no Pan: Família

maeEmpresariado pelo pai, alimentado pelo mãe e assessorado pela irmã. Nesta terça, ontem, Leonardo de Deus venceu os 200m borboleta e terá de dividir os louros com a família, que compõe o estafe do bicampeão do Pan, maior estrela do Brasil no primeiro dia da natação, que rendeu cinco medalhas ao país - ouro no 4x100m livre masculino e bronzes de Marcelo Chierighini no 4x100m livre, Joanna Maranhão, nos 200m borboleta, e no 4x100m livre feminino.

Ninguém, no entanto, brilhou mais que Léo de Deus, que repetiu o ouro conquistado em 2011, em Guadalajara. A disputa em si valorizou o desempenho do brasileiro. Mauricio Fiol, do Peru, liderou a primeira passagem, foi ultrapassado antes dos 100m e apertou a disputa de novo na reta final, com o brasileiro ganhando na batida. Leonardo de Deus fez 1min55s01 e, com isso, conseguiu o sexto melhor tempo do ano.

"Melhorei 18 centésimos do meu melhor tempo. Agora estou com a cabeça fria e quero nadar ainda melhor no Mundial. Eu descansei pouco aqui, só quatro dias. O ideal é descansar 16 dias. Minha técnica pode melhorar, minha virada também. Tenho de melhorar, bater 1min54 e brigar por medalha lá no Mundial", disse Léo de Deus ao Sportv.

O prêmio vai para toda a família, que compõe o "estafe" do nadador: o pai, Domingos, é o empresário; a mãe, Jeane, é nutricionista; e a irmã, Deborah, é assessora de imprensa. "Desde pequenininho eles acompanham e sei que querem meu melhor. Não vou falar que é mil maravilhas. Quando a gente discorda de algo e discute, é pai e filho, né? Mas sempre buscamos o entendimento, e por serem meu pai, minha mãe e minha irmã eu escuto mais, porque querem o melhor para mim", disse Léo de Deus mais cedo ao UOL Esporte.

Ninguém está improvisado na função, diga-se. O casamento serve para que todo mundo use suas melhores habilidades a favor da estrela da família. "É muito bom. Desde pequeninho a família me acompanha e sei que eles querem meu melhor. Minha irmã se formou em jornalismo, meu pai fez uma pós graduação em marketing e minha mãe é nutricionista. Então a família toda está em busca do meu sonho", disse o nadador.

Ajudar Leonardo de Deus foi uma escolha de cada membro da família. Para alguns, como a mãe Jeane, significou uma mudança na carreira: professora, ela se aventurou na nutrição. "Como mãe, o interesse surgiu inicialmente para ajudar o meu filho a ter uma alimentação correta e adequada, com objetivo primeiramente de suprir sua carga de treinamento e buscar uma melhor performance", disse ela à reportagem.

Do UOL, em Toronto (CAN)

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com