Gabriel é o substituto provável de Víctor

zerAbel Braga se vê forçado a remodelar a defesa do Inter com uma dupla de zaga inédita e reserva para o duelo com o Flamengo, neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela 37ª rodada do Brasileirão, jogo decisivo na busca pelo tetra após 41 anos. E a solução deve vir de um ex-camisa 10 que até atacante já foi nas categorias de base.

O treinador, por óbvio, guarda sigilo absoluto sobre quem será o substituto de Víctor Cuesta, suspenso, no duelo entre líder e vice-líder a duas rodadas do fim do campeonato. Mas Zé Gabriel é o nome provável para atuar ao lado de Lucas Ribeiro no Maracanã.

O Inter é líder do Brasileirão com 69 pontos e enfrenta o Flamengo, vice-líder com 68. O Colorado precisa de uma vitória neste domingo para ser campeão no Maracanã

O zagueiro deve voltar a ser titular após mais de dois meses – desde a derrota por 1 a 0 para o Boca Juniors, em 2 de dezembro. Neste período, ele entrou em dois jogos e por apenas 20 minutos.

E o retorno vem logo com a missão de parar o melhor ataque do Brasileirão em um confronto com peso de final. Que pode ser de título. Mas que não impõe medo ao jovem de 22 anos natural de Carmópolis, no Sergipe.

A própria trajetória de vida serve de combustível a Zé Gabriel, como o próprio revelou em entrevista exclusiva ao ge em setembro passado. O atleta deixou a casa dos pais com 12 anos de idade para "virar homem na marra" em sua peregrinação até se tornar jogador profissional.

Ainda menino, ele saiu da terra natal rumo ao Bahia para uma breve passagem. Em 2012, Zé Gabriel rumou ao São José, de Porto Alegre, para a disputa do Efipan, torneio tradicional da categoria infantil em Alegrete. E de lá, o destaque o colocou no Corinthians.

Eu sei de onde eu vim, da minha essência. Eu sei o que meus pais me ensinaram. Eu saí com 12 anos de casa e vi as portas abertas para todos os caminhos da vida. Mas eu estava decidido do que eu queria. Tive que virar homem na marra. Abri mão de muita coisa para viver meu sonho

— Zé Gabriel, em setembro

Tudo isso, muito antes de ser zagueiro. No Timão, Zé Gabriel foi camisa 10, ponta e até centroavante. O recuo foi gradual: ele chegou ao Inter em 2018 já mais volante do que meia.

No Colorado, Zé Gabriel foi promovido ao elenco profissional por Odair Hellmann em 2019. Para ser ou "camisa 5" ou "camisa 8" – primeiro ou segundo volante. E era nessas posições em que treinava, apesar de ter feito a sua estreia contra o Fluminense como zagueiro.

Mas ele virou zagueiro, de fato, com Eduardo Coudet. E antes ainda da chegada do argentino. Ainda durante as férias, Zé Gabriel já assistia a vídeos do Racing de seu ex-treinador para entender o estilo de jogo.

Por Eduardo Deconto — Porto Alegre

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com