Convidados pela Sociedade Médica de Sergipe (Somese), os candidatos ao governo do estado pela coligação Um Novo Governo para Nossa Gente, encabeçada por Valadares Filho, apresentaram nesta quinta-feira (16), na sede da entidade, em Aracaju, seu programa de governo para os próximos quatro anos. Durante o encontro, o candidato traçou um diagnóstico da gravidade da situação financeira e administrativa do estado, buscando mostrar o “imenso desafio que tem pela frente”, conforme ressaltou Valadares Filho.
Ao lado dos companheiros de chapa, Sílvia Fontes – candidata a vice-governadora – e Antônio Carlos Valadares e Henri Clay, que disputam o Senado Federal, Valadares Filho mostrou a situação falimentar de Sergipe e adiantou as medidas que deverá adotar, a curto, médio e longo prazos, para rearrumar a casa, reequilibrar as contas e retomar o crescimento do estado.
Após traçar um panorama geral, o candidato desenhou o quadro da saúde. Ele citou, entre os graves problemas, a falta de medicamentos e atendimento nos hospitais, a suspensão de cirurgias cardíacas e neurológicas, o alto índice de mortalidade infantil, e as obras do hospital do câncer paralisadas. Lembrou ainda que, apesar das dificuldades, o governo investiu R$ 12 milhões na reforma do prédio onde funciona a Secretaria da Saúde, popularmente conhecido como Taj Mahal devido à suntuosidade das suas instalações.
Durante sua exposição, Valadares Filho apontou algumas das principais medidas que pretende adotar para garantir “a qualidade da saúde que merece o povo sergipano”. Para o candidato, o “reequilíbrio das contas públicas é para ontem”, ou seja, medida que exige a maior urgência.
Ações – Entre as ações pensadas para seu governo, Valadares Filho citou o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde, reestruturação das centrais de regulação e protocolos, dos hospitais regionais – com intervenções físicas, investimentos em equipamentos e qualificação dos recursos humanos. Prevê ainda, a construção do Hospital Geral da Grande Aracaju, retomar as obras do Hospital do Câncer, implementar melhorias no Hospital de Urgências de Sergipe.
Outra medida destacada pelo candidato foi a ampliação da parceria com a iniciativa privada buscando ofertar serviços de atendimento, criar mutirões para realização de exames e de cirurgias eletivas, apoiando às prefeituras municipais e reduzindo drasticamente as filas de espera. A retomada de serviços de transplantes também integra a meta de Valadares Filho, para oferecer uma melhor qualidade da saúde ao sergipano.
Na oportunidade, Sílvia Fontes disse que no governo pretende ser a “voz da mulher”. Lembrou que, como deputada estadual integrou a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe, quando pôde registrar os questionamentos e deficiências da saúde pública do estado. “Tenho vivenciado cada um dos questionamentos de vocês sobre essa triste realidade. Ela considerou a atual situação da saúde do estado absurda, um total desrespeito à população. “O povo de Sergipe merece responsabilidade, dignidade e respeito”, concluiu a candidata.
Fonte: assessoria