Depois de passar por grande sufoco, a população sergipana, da capital e grande Aracaju, enfim, recebe uma noticia boa: “No próximo domingo 17, o abastecimento de água será regularizado”. A garantia é do presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo. Segundo ele, isso se deu após a conclusão da obra emergencial da adutora que se rompeu no último sábado.
“As obras para a recuperação da tubulação da adutora que se rompeu, havia sido concluido por volta das 3 horas de hoje, 14. Como foi usado na obra um concreto armado, será preciso aguardar cerca de 24 horas para secar o material”, explica o presidente da Deso.
Carlos Melo informou que a previsão da empresa é que a adutora seja religada amanhã (15), para que comece o bombeamento das águas do São Francisco. Após o inicio do bombeamento, ainda será preciso aguardar entre 24 e 48 horas para que o abastecimento de água seja normalizado.
O que aconteceu – A ponte que liga os povoados Pedra Branca, em Laranjeiras e Pau Ferro em Maruim desabou no início da tarde do último sábado (09), provocando o rompimento de canos da adutora do Rio São Francisco, responsável pelo abastecimento de vários municípios, entre eles Aracaju.
No momento do desabamento da ponte, havia muitos cavalos que passavam por sobre a ponte, e não se sabe o que teria provocado o desabamento da ponte que teria sido construída por alemães há cerca de 80 anos.
O rompimento da tubulação acabou causaram o interrompimento de 70% do abastecimento de água da Grande Aracaju. Com isso, as regiões de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e bairro Rosa Elze e conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, foram afetadas.
Raimundo Feitosa, com informações do Faxaju