O mercado financeiro espera que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fique em 4,87% este ano. A expectativa é que a inflação se situe bem abaixo da projetada para 2016, mas mesmo estando abaixo, a classe trabalhadora precisa economizar para conseguir superar suas expectativas financeiras em 2017. O professor em economia Josenito Oliveira falou na manhã desta quarta-feira (4), ao Jornal da Ilha primeira edição sobre a perspectiva para a economia durante esse ano. Segundo ele, alguns indicadores ainda são preocupantes, o aumento dos juros, das inflações inibe o consumo. ”Nós estamos vivendo uma recessão econômica e alguns indicadores são preocupantes, pois a crise econômica é afetada pela crise política e a política sergipana é um reflexo da economia nacional”, disse o economista.
Para ele, 2017 será um ano de incerteza e o cidadão deve tomar muito cuidado com as finanças. “O cidadão não pode fazer nenhuma loucura, como um investimento a longo prazo, pois este ano será um ano de incerteza. O ideal é utiliza o dinheiro com investimentos de curto prazo e o que eu friso são as economias, o brasileiro precisa aprender a guardar dinheiro. Essa reserva é para criar o ato de poupança, no momento que tiver uma renda maior já terá o hábito de guardar”, afirmou.
Sabemos que essa é uma tarefa difícil, mas a boa notícia é que ela pode se tornar um pouco mais fácil criamos uma lista com dicas detalhadas para você gastar menos.
Registre todas as suas despesas
Crie metas para seus gastos
Pague suas contas no mesmo dia
Crie prazos para seus objetivos
Fale sobre dinheiro em família
Busque outras fontes de renda
Previna-se se sua renda for variável
Dê férias ao cartão de crédito
Faça comprar a vista
Pare de se consolar com compras
Antes de comprar, avalie se não vale a pena consertar