Prefeito prestigia tocha olímpica em AJU

tochaAo som do tradicional forró, sob o céu nublado e chuva fina, sergipanos e turistas receberam neste sábado, 28, a Tocha Olímpica em Aracaju. O trajeto da chama começou na Colina do Santo Antônio, em frente à igreja, onde a servidora Roberta Viana foi a primeira a levar a tocha na capital sergipana.

Sempre incentivador do esporte e de eventos que envolvem a cidade de Aracaju, o prefeito João Alves Filho prestigiou o evento ao lado do vice-prefeito José Carlos Machado e autoridades locais. “É muito importante esse evento aqui, pois entendo que foi uma iniciativa muito correta do Governo Federal em não apenas concentrar todos os eventos das olimpíadas no Rio de Janeiro, mas levar a tocha olímpica em todo o Brasil, pois todos nós brasileiros estamos torcendo para sucesso dos atletas brasileiros. A sensação de ter a tocha aqui é muito agradável, pois representa toda essa movimento bonito que vamos fazer aqui no Brasil é isso nos deixa muito felizes”, conta o prefeito. 

Para o vice-prefeito, o destaque de Aracaju em eventos esportivos faz o que esse evento tenha notoriedade. “Quando é que vamos ter a oportunidade de ver outro evento desses por aqui? Pode demorar muito. O fato é que se reconhece a importância do município de Aracaju para o cenário esportivo brasileiro é muito bom, pois estamos sediando muitos eventos de até renome internacional. A presença das pessoas é de grande importância e está todo mundo está de parabéns. O prefeito entende que o esporte é a forma mais precisa de você colocar o jovem na trilha certa e esse evento vem culminar esse trabalho e destacar uma das coisas importantes da vida que é o esporte”, conta.

A tocha percorreu as avenidas João Ribeiro e Simeão Sobral, Mercados Centrais e Avenida Rio Branco com destino a praça de eventos da Orla de Atalaia. A servidora Roberta Viana foi a primeira que percorreu os primeiros 200 metros com a tocha que já tinha vindo do interior do estado. “Isso é muito importante para o Brasil, pois representa essa busca da igualdade entre os povos e entre as nações. E estou representando aqui hoje todos os servidores e todos os assistentes na busca de uma sociedade mais justa e igualitária e essa proposta do evento veio a casar com todo esse movimento”, fala a servidora.

Caminho

A tocha ainda passou por locais como avenida Ivo do Prado, Beira Mar, Silvio Teixeira, Adélia Franco, Tancredo Neves, Rotary, Santos Dumont, entre outros. O percurso total da Tocha Olímpica em Aracaju teve 21 km, divididos entre 77 condutores, entre atletas, artistas, estudantes, servidores públicos e representantes sociais. 

“É sensação é de suma importância, pois Aracaju abraça um momento em que temos o privilégio de ser um destaque no Brasil inteiro. A tocha que leva além da chama olímpica, leva esperança e o fogo puro levará nesse trajeto uma festa da família aracajuana com muita paz no meio do caminho. Tentamos homenagear todos os servidores do município através da Roberta através de um concurso interno e ela foi escolhida. Ela a servidora da Secretaria de Assistência Social e além dela de forma de representar a população aracajuana 77 pessoas serão condutoras da tocha”, revela o secretaria da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Carlos Eloy. 

Muito emocionado o atleta do que faz parte do Programa municipal Aracaju Bolsa Atleta, Ulisses Freitas, agradeceu a oportunidade. “Eu sou atleta e hoje ao carregar essa tocha, até em tocar nela eu era o atleta e a partir do momento que a toquei eu deixei de me representar e representei todos os aracajuanos e isso me deixou muito emocionado. A importância desse evento é a magia que para o atleta é muito importante para a gente como atleta e isso entra para história. Só agradeço esse momento impar na minha vida e só tenho a agradecer”.

Em Sergipe, a Tocha Olímpica passou por seis cidades, sendo cinco hoje. O fogo começou seu trajeto em Sergipe por Canindé de São Francisco, passando por Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores até chegar a Aracaju. A chama fica na capital sergipana até dia 29, quando seguirá ruma a Propriá, última cidade por onde passará.

O revezamento será encerrado no dia 5 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, onde o condutor da Tocha acenderá da Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também esteve presente, dando suporte à passagem da tocha olímpica por Aracaju. Contando com a presença do CTA Itinerante, a equipe do Programa Municipal de DST/Aids, Sífilis e Hepatites Virais, composta por cinco pessoas, distribuíram  cerca de 5 mil preservativos, entre masculinos e femininos.

Também foi montado pela Rede de Urgência e Emergência (Reue) um posto médico avançado, composto por sete leitos de atendimentos, sendo que um de estabilização, contando com uma equipe composta por dois médicos, um enfermeiro, um apoio e sete auxiliares de enfermagem. Foram atendidas cinco pessoas, sendo uma com ferimento na perna, duas por pressão alta e outra por náusea e dor de cabeça. Não ocorreram suturas nem foi necessário fazer nenhuma transferência de pacientes para a rede hospitalar.

Assessoria de comunicação

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com