Entre este sábado, 30, e o domingo, 31, os Hospitais Municipais Fernando Franco (Zona Sul), e Nestor Piva (Zona Norte da capital), registraram um total de 1.341 atendimentos em suas dependências. O índice foi considerado normal para os parâmetros de um final de semana e, apesar da maioria destes continuar concentrada na especialidade clínica, os atendimentos cirúrgicos também tiveram números elevados.
No Fernando Franco foram 518 atendimentos no total, sendo 373 clínicos, 95 pediátricos e 50 cirúrgicos. “Tivemos um final de semana tranquilo, com atendimentos dentro da média. Nosso estoque de medicamento também está normalizado e isso, certamente, reflete nesse atendimento estabilizado”, pontuou a coordenadora da unidade, Joselita Sobral.
Já o Nestor Piva pontuou 823 casos em sua totalidade, sendo a grande maioria no campo clínico, com 597 atendimentos, além de 136 casos cirúrgicos, 65 atendimentos ortopédicos e 25 atendimentos odontológicos. “Tivemos dois dias de atendimentos dentro da média esperada. Registramos há alguns meses uma grande estabilidade no trabalho. Vale ressaltar que temos o plantão odontológico dentro da Nestor Piva, onde atendemos sempre à noite (durante a semana) e nos finais de semana em regime de 24h, quaisquer urgências na parte odontológica”, frisou a gerente, Ana Cristina Carvalho de Melo.
Outro destaque para os hospitais municipais é que ambos já estão funcionando com mudança no protocolo de atendimento. “Como forma de aperfeiçoar o processo de trabalho, agora, os pacientes que chegam até o hospital passam por uma triagem e o atendimento obedece o nível de gravidade de cada caso, ou seja, não é atendido quem chega primeiro, mas quem está em situação mais delicada”, explicou Ana Cristina, ressaltando que, como esse protocolo de atendimento é recente, ainda está sendo implantado aos poucos.
Assessoria de comunicação