Sema renova contrato com projeto

semaNesta terça-feira, 5, ontem, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), renovou contrato com o Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe (CCEP). Através do projeto ‘Começar de Novo’, detentos em regime aberto, semi-aberto e em condicional, prestam serviços de mão de obra no órgão desde o ano passado.

“Gostaria que todas as secretarias, todos os gestores públicos e privados tivessem essa mesma linha de pensamento que a Sema teve e contratassem os apenados, pois, quando tiramos um egresso da rua, estamos garantindo melhor qualidade de vida e maior segurança para população”, declara o presidente do CCEP, Erivaldo Vieira dos Santos.

Além da Sema, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também vai abraçar a ideia e  contratar a empresa. “Nossa alegria é ver que a Secretaria de Saúde do município está se agregando e irá contratar os apenados. Assim, estará dando uma parcela de contribuição junto à sociedade para recuperação dos egressos do sistema prisional”, ressalta o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

A Sema tem cumprido com o dever de ressocializar egressos do sistema prisional e pretende contratar  mais apenados para prestarem serviços de manutenção do horto e das ruas da grande Aracaju, garantindo a diminuição da reincidência da criminalidade que assola na capital.

Histórico

O Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe (CCEP) iniciou com uma única finalidade, fiscalizar presídios. Questões de direitos humanos e andamento de processos competiam ao conselho, mas, em uma reunião há quatro anos em Brasília, o ex-presidente do CCEP, José Raimundo Sousa, conheceu o trabalho dos conselhos de outros estados, como Paraná e Mato Grosso, e decidiu trazer para Sergipe o projeto Começar de Novo, visando a inserção de apenados na prestação de serviços para a comunidade.

Hoje, são mais de 2.500 egressos do sistema prisional em Sergipe que estão inseridos no mercado de trabalho e o índice de reincidência da criminalidade caiu para 2%, diferente de outros estados que o índice está em 4%.

“Há quatro anos estamos lutando para ampliar o projeto, a princípio ninguém tinha a curiosidade de adotar a ideia, mas a Sema e a Embrapa foram os primeiros a nos abraçar. Agradecemos ao secretário por ter comprado a ideia e estamos fazendo o possível para oferecer o melhor para os aracajuanos”, diz o atual presidente do CCEP, Erivaldo Vieira dos Santos.

Assessoria de comunicação

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com