Pró-Mulher realiza mais de 4 mil exames

Pro mulherA Prefeitura de Aracaju, através do Programa Pró-Mulher vem realizando um atendimento à população nos bairros da capital. No próximo sábado, 28, as moradoras do Lamarão e adjecências receberão a sétima edição do Pró-Mulher...Pró-Família, que acontece na Escola Municipal no bairro Lamarão, a partir das 6 horas. Nas seis edições promovidas nos bairros América, Soledade, Santa Maria, Porto D`anta, Bugiu e Santos Dumont, mais de 4.400 exames já foram realizados. Para fazer os exames, é necessário que as mulheres levem a carteira do Sistema único de Saúde (SUS), RG e CPF.

Relançado há um ano pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o programa tem como intuito a prevenção e o tratamento do câncer de colo do útero. Na ocasião, são oferecidos às mulheres eracajuanas exames citopatológicos (Papanicolau), testes rápidos de HIV.

Conforme a Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, o programa tem levado a mensagem de prevenção às famílias que residem na capital sergipana. “O Pró-Mulher foi idealizado pela senadora Maria do Carmo e já salvou a vida de muitas mulheres em todo o estado de Sergipe. Como hoje somos Prefeitura de Aracaju, só podemos atender na capital. Para nós, o mais importante é que essas mulheres façam os exames preventivos, porque há uma grande chance de cura quando esse tipo de câncer é diagnosticado precocemente”, disse a secretária, lembrando que as mulheres são encaminhadas para a Unidade de Saúde de referência para tratamento.

Por Raimundo Feitosa

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com