Machado prestigia Programa Pró Mulher

maria1Durante todo o dia deste sábado, 12, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a secretaria Municipal da Família e Assistência Social (SEMFAS) realizou mais uma edição do Programa Pró Mulher...Pró família...Mais saúde, Mais vida. O evento foi realizado na Unidade de Saúde da Família José Machado de Souza, no Bairro Santos Dumont. Centenas de mulheres foram atendidas com o objetivo de detectar, precocemente, o câncer de colo de útero. O vice-prefeito José Carlos Machado, que representou o Prefeito João Alves, se empolga com a importância do Programa.

O programa Pró mulher pró família é levado as comunidades com o objetivo de mostrar as ações de saúde, que são prestadas pela secretaria. O carro chefe do programa é a detecção precoce do câncer de colo uterino, onde realizamos exames de lâmina e o resultado é dado no mesmo dia. Os pacientes passam por uma avaliação médica e em caso de alteração o paciente recebe o acompanhamento necessário. Paralelamente, são realizados os exames de mama, para mulheres com idade acima de 35 anos. Também são realizados pré-natal, consultas médicas, testes rápidos de sífilis, HIV, gravidez, verificação de glicemia, pressão arterial, dispensação de medicamentos e a promoção de saúde.

A interatividade também foi inserida no programa. A Academia da Cidade, que é um programa da Prefeitura de Aracaju,  realiza um alongamento coletivo que estão aguardando o atendimento. Além disso, os instrutores do programa aproveitam a reunião dos pacientes para passar mensagens sobre a promoção da saúde.

O vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado diz que a figura de Maria do Carmo nos lembra esse tipo de ação, principalmente voltado para o mais pobre de Sergipe e, hoje, de Aracaju. O Atendimento do Pró mulher é direcionado às mulheres, mas hoje também é extensivo aos homens. "Hoje o estado  está passando por um problema sério com o mosquito do Aedes aegypti e com a microcefalia, que precisa ser combatido com firmeza e responsabilidade. O Governo Federal é responsável pelo caso e precisa resolver urgentemente esta situação. Não é possível que nós, homens pensantes, não consigamos vencer uma batalha contra um vírus. O que precisa é uma ação mais efetiva do governo federal e nós vamos resolver isso ó menor prazo de tempo. A Maria se engaja nestes problemas com muita paixão, então acredito que estamos no caminho certo. Naturalmente, que estas ações do Pro mulher somados aos trabalho da secretaria de saúde ajudam muito na qualidade do atendimento nesta área. Sou muito otimista e sou um dos entusiastas da entrada de Maria neste processo. Ela já fazia parte,  mas agora vai atuar diretamente. Ela tem uma história construída ao longo de muitos anos, quando João ainda era governador do estado de Sergipe", declara.

Para a secretária da família e da Assistência Social, Maria do Carmo Alves, o Pró mulher é importantíssimo para a camada menos favorecida e só sabe dessa importância quem precisa. "O Programa, antigamente, era da secretaria da família e hoje está sendo comandada pela secretaria da saúde. Este é o segundo Pró mulher, onde o a Secretaria da saúde está à frente dos trabalhos. Este programa é muito valorizado pela população e para nós a participação deles é fundamental. A prefeitura tem postos de saúde em toda a cidade e esse programa vem para somar aos trabalhos de rotina", reforça.

A coordenadora do Programa Pró Mulher Pró saúde, Patrícia Ribeiro, diz que vale lembrar que este é um programa que já existe há décadas. Foi idealizado pela Dona Maria do Carmo, que hoje é secretária municipal da assistência e da família. "É um programa que tem  grandes trabalhos realizados na saúde pública. Anteriormente era realizado pela da secretaria de assistência e agora é de responsabilidade da secretaria de Saúde, onde abraçamos com prazer e muita responsabilidade", afirma. 

Luciano Paz,  Secretário Municipal da Saúde, lembra que  este é o primeiro evento realizado  pela secretaria de saúde, depois da aprovação da lei. "Esta é uma comunidade que precisa muito da secretaria de saúde e da secretaria da família. Estamos aqui fazendo um trabalho em conjunto, atendimento as famílias e as mulheres aqui na unidade de saúde. Além disso, está sendo realizado um trabalho de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.  Estamos dando continuidade a um trabalho que já foi iniciado, na semana passada, no bairro Santa Maria. Hoje temos a presença do exército brasileiro, com 33 homens,  que estão auxiliando neste serviço. Os homens do exército se somam aos 100 agentes de saúde presentes hoje na unidade", declara.

A dona de casa Maria Neide dos Santos, lembra das dificuldades ao procurar os tratamentos de saúde e ressalta o quanto o programa é importante para facilitar a vida das pessoas. "Em só uma manhã eu fiz muitos exames, alguns deles que nunca imaginei fazer e acabei me cuidando sem me programar pra isso. Este programa é  muito importante para os pobres que não tem condições de pagar um atendimento melhor. Aproveitei fiz tudo que eu tive direito", comemora.

Assessoria de comunicação

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com