Treinamento leva benefício à 3a idade

treino funcionalMovimentos simples associados a técnica, revitalizam a vida dos idosos

Manter a saúde na terceira idade tem sido um tema bastante debatido por equipes multidisciplinares de saúde. A atividade física é vista como uma das mais importantes formas de prolongar a vida com qualidade. Nesse sentido, o professor Silvan Silva, responsável pelo curso de Educação Física da UNINASSAU Aracaju, aponta o treinamento funcional como o mais indicado para a faixa etária.

O professor esclarece que, até 2015, exista no Brasil 12% de idosos entre a população. Ele atenta que há um envelhecimento populacional, o que acarreta um impacto social representativo, sendo necessário o investimento na qualificação dos profissionais da área de Educação Física. “É muito importante que os profissionais da área conheçam a necessidade do idoso e busquem incentivar, nessa parcela da população, a atividade física que pode lhes trazer benefícios”, explica.

Sobre a atividade funcional, ele observa que a atividade tem o poder de tornar as pessoas mais independentes no dia-a-dia. “É muito importante melhorar a capacidade física, incluindo força, agilidade, coordenação e equilíbrio. Além disso, existem outros aspectos como os benefícios que podem ser levados ao cérebro, como o combate ao Alzheimer”, atenta o professor.

Exercícios simples

O especialista especificou que o treinamento funcional oferece benefícios diferentes dos exercícios convencionais. Ele esclarece que a atividade pode ser praticada através de gestos simples, como sentar e levantar de uma cadeira.

“Os idosos, em sua maioria, entram na ociosidade, o que, para eles, não é bom, findam por atrofiar algumas partes do corpo e o funcional faz com que essa realidade mude”, conclui Silvan.

Por Suzy Guimarães

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com