Cláudio “Botafogo” Messias – 15 de maio

claudioDEBATE

Na exata data em que se comemora o Dia Nacional do Assistente Social, sexta-feira, 15 de maio, a Câmara Municipal de Aracaju abre suas portas para a sociedade civil organizada debater o papel do assistente social para a transformação da sociedade. O evento, que acontece às 9h no plenário da CMA, é uma iniciativa do vereador Iran Barbosa (PT) e do Conselho regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe e integra a programação da “Semana do/a Assistente Social”.

 DEBATEDORES          

Para debater o tema “60 anos do Serviço Social em Sergipe: Avanços e Desafios no atual contexto da crise do capital”, estarão presentes, hoje, na Câmara Municipal de Aracaju, a presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes, a diretora do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) Josiane Santos e a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), Rosely Anacleto. Participam ainda representantes do poder público e diversos profissionais do serviço social de todo o Estado.

CLANDESTINOS

O vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o “Adriano Taxista”, cobrou da Prefeitura de Aracaju e da presidência da CMA uma posição a respeito do projeto de lei, que tramita na Casa, que versa sobre o aumento da multa administrativa para os veículos particulares que prestam o serviço de táxi clandestino pelas ruas da capital.

APREENSÃO

Adriano Taxista reforça a posição do Ministério Público Estadual e alertou os clandestinos que a SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) está autorizada a noticiar o MPE sobre as apreensões realizadas e que, o condutor identificado, responderá a um processo na Justiça Comum pelo exercício ilegal da profissão.

OMISSÃO

O vereador Adriano Oliveira foi ainda mais longe e cobrou uma posição da Prefeitura de Aracaju e da CMA dizendo que “peço a atenção do líder do prefeito João Alves (DEM) na CMA, vereador Agnaldo Feitosa (PR), e do presidente da Casa, vereador Vinícius Porto (DEM). Estou aqui falando em nome de toda a categoria dos taxistas de Aracaju tendo o suporte do sindicato da categoria. Em menos de um mês, a categoria veio em peso à Câmara Municipal em busca de uma solução e até agora os vereadores de Aracaju não corresponderam com este voto de confiança dado pela categoria”.

LEI ORGÂNICA

O vereador Iran Barbosa, do PT, deu entrada, na Câmara de Vereadores de Aracaju, em um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município com o objetivo de ampliar o leque de demandas sociais que dever ser atendidas pelo município, atualizando a LO a conquistas já consolidadas na Constituição Federal.

 BENEFÍCIOS

Hoje, a Lei Orgânica de Aracaju prevê como demandas a serem atendidas educação, saúde, transporte, moradia, abastecimento, lazer e assistência social. O Projeto visa complementar o rol do artigo 5°, inciso IV da LO, inserindo a alimentação (conforme artigo 6° da Constituição Federal); o trabalho (conforme artigo 6° da Constituição Federal); a proteção à maternidade e à infância (conforme artigo 6° da Constituição Federal); e, a cultura (conforme artigo 215 da Constituição Federal).

REELEIÇÃO

Se os deputados e senadores acabarem com a reeleição para o executivo, haverá a instituição do mandato tampão, porque esta proposta vem acompanhada com a coincidência de pleito. Vai ser difícil alguém querer ficar apenas dois anos, mas existem aqueles que acham que é tempo suficiente, para limpar os cofres, ficar milionário, aparecer todo dia na mídia como bandido do colarinho branco, ganhar o benefício da prisão domiciliar em mansões e depois ir curtir o que roubou na Europa. Me conta o meu assessor Tonho do Bilú Miúdo, que quer meu apoio para ser candidato tampão. Vou ser o tampax e botar tudo na conta do povão. Com essa disposição, Tonho prova que pode ser companheiro e chegar até à presidência da Petrobras. Deixa só Lula saber de seus dotes e qualidades.

MANUTENÇÃO

O acidente que aconteceu no último sábado (09), na ponte de Pedra Branca, por onde passa a Adutora do São Francisco, que abastece de água 70% da Grande Aracaju, tudo indica, foi uma fatalidade. Mas a adutora foi construída em 1982 (já a ponte foi construída em 1932) e segundo estudos técnicos, seria preciso uma equipe permanente de manutenção para percorrer toda a linha da adutora, pois ela passa por diversos tipos de solo, pontes, tem vários tipos de sustentação etc. Com toda essa complexidade, não pode faltar uma equipe de manutenção preventiva.

CRIME

A ponte sobre o Rio Cotinguiba, em Pedra Branca (Laranjeiras) tinha a manutenção, sendo acompanhar por um grupo de técnicos. E essa equipe existia (o Grupo Executivo da Adutora do São Francisco - GEASF) com 12 trabalhadores que se deslocavam de segunda a sexta, verificando as condições da adutora. Havia caminhonetes, jipes, tratores e todo tipo de material necessário para fazer a manutenção preventiva. A equipe funcionou até 1990. Ou seja, há 25 anos que ela foi desativada pela DESO, e segundo decisão da diretoria da época, por contenção de despesas, pois era preciso pagar aos trabalhadores diárias e horas extras.

INSISTENTE

Pedro Firmino poderá voltar à Câmara Municipal de Aracaju, pelo menos é o que ele imagina e, para tanto, mais uma vez disputará um mandato de vereador. O problema é que Pedro é mão de vaca, não abre para ninguém e só quer o benefício próprio e da família. Não existe mais o voto por amor ao trabalho e sim pelo o que candidato pode oferecer, portanto, ele poderá entrar na Câmara, mas como ex-vereador ou pedinte, comenta um cidadão que conviveu com Pedro por anos de seus mandatos de vereador e deputado estadual.

ÁGUA

Talvez, hoje ou amanhã, alguns bairros sejam abastecidos pela Deso. É o que se tira das declarações do presidente da empresa, Carlos Melo, que está otimista, quanto ao conserto da adutora do São Francisco, que rompeu no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, interrompendo o abastecimento de água em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Socorro e parte de São Cristóvão.

 COMBUSTÍVEL

A miséria do povo é combustível para políticos aproveitadores. A falta de água está movendo o moinho da ganância política de alguns parlamentares, que veem nisso a chance de jorrar críticas ao Governo do Estado, fazer cobranças e abrir as comportas das promessas aos eleitores. Salve Deus.

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com