Catadores de lixo são capacitados em Laranjeiras

Categoria: Notícias Destaque Escrito por terezinha

catadores de lixoO município de Laranjeiras sediou na tarde da última segunda-feira, (11), uma reunião técnica do Projeto de Inclusão Socioambiental e Produtiva de Catadores e Coletores de Recicláveis de Sergipe, desenvolvido através da parceria entre as prefeituras, governos estadual e federal e SEBRAE. Participaram do evento que aconteceu no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na cidade histórica, representantes dos municípios de Laranjeiras, Maruim, General Maynard e Rosário do Catete.

De acordo com o coordenador geral do projeto, Edmilson Suassuna, o evento foi realizado com o objetivo de apresentar as ações que pretendem capacitar e orientar os trabalhadores para o desenvolvimento de sua autonomia organizativa e econômica. “Hoje discutimos e selecionamos os temas que serão abordados nas capacitações dos catadores e coletores de resíduos sólidos da Grande Aracaju. Assim como, convidamos os possíveis compradores deste material. Dessa forma, estabelecemos os contatos entre as duas partes”, disse Edmilson.

Ainda segundo o coordenador geral, este projeto tem por objetivo identificar, cadastrar e mobilizar os catadores e apresentar-lhes um novo meio de vida, a partir do fim dos lixões e implantação das coletas seletivas e aterro sanitário, através dos consórcios já formados no Estado.

Para a concretização das ações de formalização das cooperativas e associações de materiais recicláveis, a Semarh vem cadastrando e capacitando catadores e coletores com a finalidade de organizá-los e prepará-los para atuar na coleta seletiva e na implementação da logística reversa em todo o Estado”, explicou a superintendente de Qualidade Ambiental Desenvolvimento e Educação Ambiental, Vera Cardoso.

A superintendente acrescentou também que; “nosso intuito é mudar a vida dos catadores e coletores de resíduos sólidos. Por isso, nas capacitações mostramos alternativas e abrimos os caminhos para o desenvolvimento. Contudo, os governos, nas três esferas, e os trabalhadores devem caminhar sempre juntos”, ressaltou.

O superintendente do Consórcio de Resíduo Sólido da Grande Aracaju, Evaldino Calazans também participou do evento, agradeceu a presença dos participantes e destacou que as propostas apresentadas vão surtir efeito a médio e longo prazo. “É uma alegria poder receber todos os envolvidos no projeto de inclusão socioambiental e dizer que as ações executadas hoje vão surtir resultados positivos a médio e longo prazo, mas é necessário que tomemos decisões importantes e que não agridam o meio ambiente, como estamos fazendo. Por isso, nos colocamos à disposição para os debates e o que for necessário”, frisou Evaldino.

 

TDantas Comunicaação e Marketing/DECOM PML.