Policiais civis sindicalizados estão reunidos nesta quarta-feira, 8, na praça Tobias Barreto, em Aracaju, para se posicionar contra a PEC 287. O Sindicato da classe, o Sinpol, caracteriza esse dia como em defesa da aposentadoria dos policias da segurança pública. A mobilização é nacional.
De acordo com o vice-presidente do Sinpol, Zéé Luiz de Carvalho, a objetivo da mobilização é impedir que a PEC seja aprovada pelo Congresso Nacional. “Queremos que essa PEC não passe no Congresso. É uma PEC de maldade, porque querer que um policial se aposente aos 65 anos, sem levar em consideração que sua atividade é de risco, é uma falta de bom senso dos legisladores. Todos os dias a imprensa divulga troca de policiais trocando tiros com bandidos.. Essa é uma atividade totalmente estressante”, ressalta.
Segundo Carvalho, que tem 61 anos e ainda está ativo, atualmente, há cerca de dois mil policias no Estado. O vice-presidente também diz que, em média, 40% da classe está próxima aos 60 anos de idade.
O Presidente do Sinpol, João Alexandre Fernandes, está em Brasília para participar do ato nacional. Ele explica que a classe pleiteia uma aposentadoria policial, que seguiria uma regra prevista na lei 144/2014. “Lutamos por essa aposentadoria especial, que garante aposentadoria após 20 anos no exercício policial somados a mais 10 em qualquer atividade”, diz.
O ato acontece às 13h30 em frente ao Congresso Nacional. “Essa mobilização vai se tornar mais intensa. A quem interessa uma polícia envelhecida?”, indaga e responde: "Ao crime, que será fortalecido”, completa.
(Fonte: Infonet)