Campanha cadastra novos doadores de medula óssea em Aracaju

Categoria: Notícias Destaque Escrito por terezinha

Uma campanha de cadastramento para doadores de medula óssea acontece nesta terça-feira (10) nos seguintes horários: 7h45 às 12h, 14h às 17h e das 18h30 às 21h45. Os interessados em colaborar devem ir até o laboratório de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sergipe na Rua Teixeira de Freitas, 10, no Bairro Salgado Filho em Aracaju.

No local, será feita uma coleta simples de sangue em qualquer pessoa entre 18 e 54 anos. Quem estiver em boas condições de saúde poderá se tornar um doador voluntário de medula óssea. Não é necessário estar em jejum no momento da coleta e cadastro, mas é preciso apresentar um documento oficial de identidade e apresentar dois números de telefone de pessoas da família.

Os dados pessoais do doador e os resultados dos testes serão armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes de todo o Brasil que estão necessitando de um transplante, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador será consultado para confirmar se deseja realizar a doação.

A campanha é resultado de uma parceria entre a instituição de ensino e o Centro Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A doação de medula óssea salva vidas e não altera em nada a vida do doador.

“O Brasil tem uma média de três milhões doadores cadastrados, mas esse número não atende à demanda porque a chance de encontrar uma medula compatível é uma em 100 mil em média. Portanto, quanto mais doadores cadastrados nós tivermos, melhor”, destaca Ruth Cristini Torres, hematologista e professora da Estácio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:g1se