Iniciou na segunda-feira, 21, o IX Encontro de Recursos Hídricos Em Sergipe, um evento já consolidado no calendário sergipano que reúne gestores, profissionais da área e estudantes para discussão e troca de experiências sobre a gestão da água. A iniciativa traz como tema “Água e Empregos”. O evento segue até o dia 23, no auditório da Codise, em Aracaju.
Para o secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, Sergipe vem se destacando cada vez mais no cenário nacional. “Priorizamos a boa gestão dos recursos hídricos e a valorização de iniciativas que nos permitem atingir esse objetivo. Não estamos medindo esforços para impulsionar as estratégias que visam à educação ambiental e a melhor gestão da água de modo que possamos utilizar o nosso potencial hídrico para garantir o acesso à água naquelas comunidades que necessitam”, destaca o secretário, referindo-se aos investimentos que estão sendo aplicados através de programas como o “Águas de Sergipe” e o “Água Doce”.
Segundo o Vice-Coordenador do Mestrado em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Sergipe, Gregório Faccioli, as discussões levantadas no evento tratam de termas relevantes, como a governança da água. “É uma forma de discutir a realidade local. Ampliamos o olhar para as nossas necessidades específicas, que envolve região de agreste, semi-arida e litorânea”.
Ao longo de três dias serão ministradas cinco palestras e apresentados 50 trabalhos, que foram selecionados pela comissão técnica.
Os temas das palestras são: “Rio São Francisco – um Patrimônio de Todo o Brasil”; “O Uso da Água nas Micro-Bacias Hidrográficas do Semi-Árido do Nordeste Brasileiro e o Conceito Base Zero”, “Gestão dos Recursos Hídricos e Convivência com o Semi-Árido; e “Os Impactos Sócio, Econômico e Ambientais do Acidente em Mariana/MG”.
“Outro grande destaque é a apresentação oficial dos Planos de Bacias Hidrográficas dos Rios Japaratuba, Sergipe e Piauí, um importante instrumento que contribui para o mapeamento da real situação das nossas bacias hidrográficas através de informações como o estado de degradação dessas áreas e a qualidade e quantidade do corpo hídrico”, destaca o superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha.
O encontro também atrai o interesse da comunidade acadêmica, como o da estudante de Engenharia de Petróleo Jéssica Oliveira, que junto aos demais colegas de turma compareceram na solenidade de abertura. “A gestão da água não está diretamente ligada ao nosso estudo, mas despertou o interesse por se tratar de um tema relevante”.
A solenidade de abertura foi prestigiada por representantes de importantes instituições relacionadas à gestão do meio ambiente. A mesa de abertura foi composta pelo secretário da pasta, Olivier Chagas; o superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha, o Vice-Coordenador do Mestrado em Recursos Hídricos, Gregório Faccioli, o superintendente regional da Codevasf, Said Schoucair; A presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, Rosa Cecília; o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, Roberto Moraes; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí, Luís Carlos Souza; do representante da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Júlio Amorim; e o diretor-presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano.
À tarde será realizada uma reunião preparatória para o XIII Simpósio de recursos Hídricos, que acontecerá em Sergipe no mês de novembro. Na ocasião serão discutidas as diretrizes para do evento regional.
Transmissão online
Pela primeira vez, mostrando inovação e comprometimento com a transparência, a Semarh realizou a transmissão online da solenidade de abertura. Internautas do mundo inteiro puderam acompanhar os debates através da rede mundial de computadores. “A idéia é, exatamente, democratizar os debates, que ficam, muitas vezes, restritos à comunidade acadêmica e aos gestores, para que se possa uma noção exata daquilo que está sendo discutido e implementado no estado quando o assunto é política pública voltada para o desenvolvimento ambiental. O departamento de comunicação da Semarh cumpre com o seu papel neste contexto”, destacou o assessor de comunicação da secretaria, Tiago Helcias.
Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos da Semarh