A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem realizado várias ações de combate ao Aedes aegypti. Atendendo a um pedido da Infraero, a SMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), realizou uma campanha de conscientização no aeroporto de Aracaju. Desta vez o alvo foi o turista.
O consultor da Semict, Fábio Andrade, disse que o objetivo era atender a todos que chegavam a Aracaju. “Na verdade, a Infraero solicitou a Secretaria de Turismo para que a gente pudesse fazer algumas ações em que conscientizasse a população aeroportuária e também as pessoas que estão chegando. Então, a SMS fez algumas ações durante a semana e hoje, em meio a tantos eventos na capital, distribuímos material publicitário de Aracaju, distribuímos também material sobre o combate à dengue e, acima de tudo, nós viemos tranquilizar os turistas que chegam aqui a Aracaju esse final de semana”, destacou Fábio.
A apoiadora da segunda região da SMS, Ana Elizabete, destacou a receptividade, tanto dos turistas, como dos funcionários. “O objetivo maior é a conscientização da população em relação à prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti. Aqui no aeroporto, a ação foi ontem e hoje, e tivemos uma ótima receptividade da Infraero. Os funcionários como um todo aderiram, receberam adesivos, tiraram fotos, inclusive, falaram que sairia no jornal interno do aeroporto, mas a gente atingiu o objetivo da ação que foi a conscientização da população, dos funcionários e de forma geral, foi bem efetivo”, disse Ana.
O turista de Brasília, Erivando Lima, também é agente de vigilância ambiental e disse que é uma ação muito válida. “É muito interessante, porque as pessoas acham, principalmente turista, que indo a outra cidade pode sair jogando lixo e, às vezes, a gente pensa que o problema está só dentro das casas, mas também está na rua, no lixo mal acumulado, no lixo jogado pela janela, pelo carro, tudo acumula água e ali é um criadouro em potencial”, enfatizou o brasiliense.
Já o carioca Jeferson Andrade destacou que chegou à cidade mais tranquilo. “Acho isso muito bom, uma iniciativa boa que deixa até a gente sem medo dessas doenças”, contou o comerciante.
A dona de casa Elisângela Silva é do Rio de Janeiro e parabenizou a equipe pela iniciativa. Segundo ela, qualquer ação é válida para combater o mosquito da dengue. “Eu acho excelente porque tem que combater esse mosquito que está em todo Brasil. Acho ótimo, todos têm que colaborar”, ressaltou.( Asscom)