Garantir um serviço de qualidade a um maior número de pacientes. Esse é um dos principais objetivos dos profissionais que atuam no Pronto Socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Neste final de semana, entre os dias 11 e 13 de dezembro, os atendimentos realizados no PS continuaram dentro da sua normalidade e sem maiores intercorrências. Ao todo, foram atendidos 689 pacientes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que apenas 99 ficaram internados em observação ou para realização de procedimentos e exames.
Com sintomas de febre, náuseas e dor de cabeça, a estudante Ana Carla Mota, 25, não resistiu às dores que a incomodava e resolveu buscar atendimento no Huse. “Comecei a sentir uma fraqueza no corpo na quinta-feira à tarde e resolvi ir ao médico. Procurei atendimento na unidade próximo a minha casa, no bairro Coroa do Meio, e fui medicada. Voltei pra casa e os sintomas persistiam. Por isso resolvi vir ao Huse e estou recebendo alta nesse momento. Estou bem melhor e, de acordo com o exame de sangue, foi uma virose”, esclareceu a jovem.
Casos como este, de baixa complexidade, também são atendidos na Área Azul do hospital, que recebeu 234 atendimentos. Os mais comuns são os acidentes motociclísticos que continuam liderando as estatísticas do hospital: foram 62 atendimentos neste final de semana, com vítimas de arma branca e arma de fogo totalizando 10 atendimentos. Já os acidentes automobilísticos registraram seis vitimas com lesões leves.
Já na Área Azul pediátrica, 109 crianças foram atendidas, a sala de sutura do pronto socorro registrou 144 pacientes atendidos e na ortopedia foram realizados 118 atendimentos. Nas especialidades de Oftalmologia e Otorrinolaringologia foram sete atendimentos. Já os ambulatórios de nutrição, retorno e oncologia totalizaram 39 serviços assistenciais durante o final de semana.
Fonte: SES