Desde que ativou o Centro Cirúrgico, em abril de 2012, até novembro de 2015, o Hospital Regional João Batista de Carvalho Daltro (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), em Lagarto, na região Centro-Sul do estado, realizou 3.796 cirurgias. Deste total, a ortopedia foi responsável por aproximadamente 74,4% desses procedimentos, ou seja, 2.828 cirurgias, segundo apontam os relatórios gerenciais e de produção da unidade hospitalar. Nesse mesmo período, também já foram feitas quase 968 cirurgias gerais de urgência e emergência, como de apendicectomia e de hérnias encarceradas.
Somente em 2015, já foram realizadas 1.008 cirurgias, das quais 781 ortopédicas e 227 gerais. Além disso, entre janeiro e novembro deste ano, o HRL realizou ainda quase 12 mil atendimentos clínicos de traumas ortopédicos. Há pouco mais de cinco anos em funcionamento, o hospital, concebido a partir da Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, implementada a partir de 2007, pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é considerado atualmente como uma peça-chave na engrenagem da rede estadual de urgência e emergência hospitalar.
O HRL garante cobertura assistencial a uma população de aproximadamente 250 mil habitantes da Microrregião Centro-Sul de Sergipe (Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto), bem como de municípios de outras regiões do estado, a exemplo de Estância e Boquim (Sul), São Domingos, Campo do Brito e Itabaiana (Agreste). Além disso, beneficia usuários do SUS de cidades da Bahia que fazem divisa com Sergipe, a exemplo de Paripiranga, Adustina, Fátima, Nova Soure e Itapicuru.
Da ASN