Alimentos entregues pelo governo beneficiam população

Categoria: Notícias Destaque Escrito por terezinha

A cada seis meses, 30 pacientes fenilcetonúricos, de 0 a 35 anos, são beneficiados com a entrega de 144 kg de farinha de trigo com baixo teor de felalanina e 120 kg de massa alimentícia tipo parafuso ao Hospital Universitário (HU). Um investimento de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) por ano.

O governo de Sergipe, através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan) da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), realizou na manhã de quinta-feira, 26, a entrega dos gêneros alimentícios que são utilizados para a preparação de alimentos como pães, bolos, macarronadas, entre outros.

A assistente social do Hospital Universitário, Poliana Maria Palmeira, ressaltou que as pessoas com essa doença têm uma alimentação muito restrita. “Foi uma conquista importante porque dá mais qualidade de vida. Elas não comem nenhum tipo de proteína, não comem carne, não comem peixe, não comem frango e leite de nenhum tipo de derivado, então com macarrão e farinha, terão uma alimentação mais enriquecida, e é muito importante que continuem recebendo”, pontua a assistente.

Segundo a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seidh, Lucileide Rodrigues, essa entrega já acontece desde ano passado e tem beneficiado as pessoas com essa doença. “Em nome do Governo, sinto-me feliz a cada entrega que vai ajudar os pacientes fenilcetonúricos”, conclui.

Fenilcetonúria

É uma doença rara e congênita, na qual a pessoa nasce sem a capacidade de quebrar adequadamente moléculas de um aminoácido chamado fenilalanina. Uma pessoa com Fenilcetonúria nasce com a atividade prejudicada da enzima que processa fenilalanina em tirosina.

 

 

Fonte:Assessoria de Comunicação - SEIDH