Mozart lança livro em Aracaju

Categoria: Notícias Destaque Escrito por terezinha

Plano Nacional de Educação, desafios do Ensino Médio, valorização dos professores, expansão do ensino superior são assuntos cada vez mais presentes nos debates da sociedade brasileira. Esses e outros temas recebem novos contornos e análises do professor Mozart Neves Ramos no lançamento Educação brasileira: uma agenda inadiável, publicado pela Editora Moderna e Fundação Santillana. A obra está disponível para leitura e download nos sites das instituições e, e será lançada em Aracaju no próximo dia 12, a partir das 19 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade Tiradentes.

“Esse livro foi pensado com o objetivo de contribuir para o debate educacional brasileiro, numa visão sistêmica da Educação Básica ao Ensino Superior, incluindo a educação para o mundo do trabalho”, afirma o autor, considerado um dos mais renomados especialistas em educação do Brasil.

Tendo como ponto de partida os principais desafios do sistema educacional brasileiro, Mozart debruça-se sobre assuntos relevantes como a formação docente, a baixa procura pela carreira de professor e o cenário atual do Ensino Médio, que não corresponde às expectativas dos jovens. A consequência da baixa formação dos alunos brasileiros é analisada sob as óticas do desenvolvimento social do indivíduo e também de sua preparação para o mercado de trabalho e as competências requisitadas para tal atuação.

O ensino superior, cuja expansão se destacou nos últimos anos, também está entre os tópicos abordados no livro, analisado com base em artigos publicados na conceituada revista britânica The Economist. O autor traz ainda bons exemplos e soluções que podem vir a contribuir com a agenda da educação nacional, como o regime de colaboração e associativismo territorial. Assim como aborda as experiências de países como Polônia e Vietnã que obtiveram êxito em suas reformas educacionais, evidenciadas no desempenho de seus estudantes no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

A conclusão do livro convida o leitor a refletir sobre o futuro da educação com uma projeção da área em 2030, considerando como as mudanças demográficas, sociais e econômicas demandarão novas ações e percepções da comunidade escolar.

Esses assuntos são amparados por tabelas e gráficos comparativos que auxiliam o aprofundamento do tema. Além disso, Mozart procurou realizar paralelos entre a realidade brasileira e o cenário mundial da educação, mostrando ideias e caminhos que podem ser trilhados com um só fim: garantir o direito de aprendizado de qualidade a todas as crianças e jovens brasileiros.

Sobre o autor

Mozart Neves Ramos é diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna e membro do Conselho de Administração do Grupo Tiradentes. Foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco (1996-1999 e 2000-2003), secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidente do Consed (2006), além de presidente executivo do Todos Pela Educação (2007-2010). É autor do livro Educação sustentável (2006), coautor de A urgência da Educação (2011) e organizador de Regime de colaboração e associativismo territorial – Arranjos de Desenvolvimento da Educação (2012). Em 2008, a revista Época elegeu-o uma das cem pessoas mais influentes do Brasil.