Samu e Rede Hospitalar garantem assistência no feriadão

Categoria: Notícias Destaque Escrito por terezinha

samu1A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, por meio da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS)  e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) não mede esforços para garantir a assistência qualificada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Pensando nisso, o Samu 192 Sergipe e a SES, por meio do Sistema Interfederativo de Acesso Universal (Sigau), e da Coordenação Estadual de Urgência da SES, elaboraram o plano de contingência para atender à população durante o feriadão de Finados.

As ações do plano de contingência terão início na manhã desta sexta-feira, 30, ponto facultativo Estadual referente ao dia do servidor público e seguirão até a terça-feira, 3 de novembro. O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e os Hospitais Regionais integram a estratégia.

“O fortalecimento de ações conjuntas e integradas, por meio de planejamento e preparação, garantem melhores respostas as emergências de saúde pública de importância estadual, evitando situações adversas que venham a prejudicar a assistência qualificada aos pacientes do SUS durante os feriados prolongados ou em período de grande fluxo de deslocamentos”, afirma a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

Parcerias

Para o feriado prolongado serão disponibilizadas  uma Equipe de Resposta Rápida (ERR) formada Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Condutores de Veículo de Urgência por técnicos e gestores da SES/FHS. Além disso, a parceria com órgãos federais como Polícia Rodoviária Federal (PRF), e estaduais como Polícia Militar de Sergipe  (PM/SE) e Corpo de Bombeiros de Sergipe, são fundamentais para o sucesso da operação.

“A estratégia visa o monitoramento em tempo real, resposta rápida e coordenada das portas de entrada da Rede Hospitalar e de Urgência em Sergipe. As ações consideram o período de vulnerabilidade tanto para acidentes envolvendo múltiplas vítimas, além de acidentes nas rodovias e praias.  Vale lembrar que, as ações do plano de Contigência visam rápida resposta e resolutividade dos casos  de urgência de acordo com os níveis de complexidade das urgências, além de  evitar a superlotação e desassistência nas unidades hospitalares ”, finaliza a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

 

 

 

Fonte:FaxAju