MS alerta sobre casos de Dengue

Categoria: Notícias Destaque Escrito por José Raimundo Feitosa

DENGUEO Ministério da Saúde (MS) divulgou ontem, 12, o resultado do Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti de todo o Brasil. Até a primeira semana de março, foram registrados 224,1 mil casos de Dengue no país, com reduzido número de óbitos. Nesse período, o Estado de Sergipe teve 944 casos notificados da doença, com 171 confirmações e um óbito. No mesmo período do ano passado, Sergipe tinha notificado 492 casos, com 189 confirmações e nenhum óbito.

No mapa da dengue divulgado pelo Ministério da Saúde, 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias e 877 estão em alerta. O LIRAa aponta ainda que 627 cidades apresentam índices satisfatórios. Realizaram o LIRAs 1.844 municipios brasileiros entre janeiro e fevereiro de 2015.

Segundo o LIRAa, Cuiabá (MT) é aúnica capital em situação de risco. Outras 18 capitais apresentaram índice de alerta; Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grance (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP)< Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Saõ Luiz (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES). Estaão em situação satisfatória João Pessoas (PB), Teresina (PI) e Brasília (DF).

O LIRAa é um importante instrumento de orientação as ações de controle da Dengue e da febre Chikungunya e identifica onde estão concentrados os focos de reprodução dos mosquitos transmissores. A região Nordeste possui os maiores índices de risco de epidemia de Dengue em alguns municípios: 171%. Em seguida vem a região Sudeste (54%), Sul (52%), Norte (46%) e Centro-Oeste (17%).

Por Raimundo Feitosa