Aumentam casos de furtos de cabos de energia

Categoria: Notícias Destaque Escrito por Rubens Barroso

O furto de cabos de energia elétrica não para de crescer em Sergipe. Dados da Energisa - concessionária que atende a maior parte do estado - mostram que, de janeiro a julho, foram registrados os furtos de 65 cabos e 9 transformadores, enquanto no ano passado inteiro foram roubados 55 condutores de cobre e 14 transformadores.

O levantamento aponta que 74% das ocorrências são em Aracaju. O caso mais recente foi mostrado nesta terça-feira (16) pelo F5 News. Ao todo, 50 metros de cabos foram furtados deixando 24 clientes e quatro luminárias de iluminação pública sem energia durante quase todo o dia.  Essa é a segunda vez que o problema ocorre em um intervalo de menos de 20 dias.

O alvo dos bandidos é o cobre da fiação, vendido em ferros-velhos. Os furtos causam prejuízo não só para a companhia de energia elétrica, mas também para a população. "A manipulação de cabos de energia só deve ser feita por profissionais da Energisa. Precisamos contar com o apoio da população na denúncia desses roubos, uma vez que o prejuízo maior é para quem fica sem energia”, diz o gerente de Operação da empresa, Wilton Leal.

A cada furto que ocorre, a Energisa troca a fiação de cobre da área por cabos de alumínio. A estratégia foi adotada pela companhia para reduzir o número de crimes, já que o alumínio tem valor de venda muito baixo quando comparado ao cobre. Os novos cabos também são mais seguros para evitar incêndios, já que são envoltos em uma liga de plástico com borracha.

Denúncias  podem ser feitas pelo telefone 08000 79 0196. A ligação é gratuita, e o sigilo garantido. O furto de cabos de energia é crime que pode ter pena de 2 a 8 anos de reclusão, além de multa.cabos 18 07