Esteticistas pedem apoio para regulamentação da profissão

esteticistasOntem à tarde, as galerias da Assembleia Legislativa foram tomadas por um expressivo número de esteticistas para pedir apoio dos deputados quanto à regulamentação da profissão que é reconhecida pela Lei Federal 12.592 de 2012, mas ainda não foi regulamentada.

Não só esteticistas de Sergipe estão se manifestando, mas esteticistas de mais de 23 estados brasileiros estão realizando ‘Mutirão Regulamentação Estética e Cosmética’, atribuição que especifica as atribuições e qualificações da profissão.

Segundo a coordenadora do movimento, Heleny Almeida, três novos projetos estão em tramitação e o objetivo da categoria é conseguir uma lei para que se possa trabalhar tranquilamente.

Ainda de acordo com a coordenadora, a estética tem 61 anos e 15 projetos de leis já foram arquivados e atualmente três projetos de lei estão em tramitação, mas não tem nenhuma lei que defenda as esteticistas que existem, por isso a categoria não tem como se amparar. A lei reconhece também o cabeleireiro, maquiador, mas não especificamente a categoria.

Outro motivo da categoria querer a regulamentação, além do amparo da lei e o reconhecimento, é a questão do salário base para se orientar na hora de contratar os profissionais que sejam capacitados.

Os profissionais reclamam que como está não têm onde se amparar, nem para contratar e nem para ser contratados.

 

Por Terezinha de Jesus

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com