Cláudio Botafogo Messias-OnLine-21-03-2018 quarta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

 SUJOS E MAL LAVADOS

O ex-vereador Danilo Segundo dá o tom da campanha deste ano, quando diz que a disputa será limpa e suja, dependendo do inimigo político. Candidato à Câmara Federal, o jovem mostra do que será capaz, caso ganhe um mandato. Tal conduta deve ser avaliada pelos eleitores, não os corruptos e corruptíveis, uma vez que cresce, infelizmente, o número de eleitores que se vendem e colocam seu voto no balcão de oferta, vendendo a quem der mais, mas nem sempre cumprem o que prometem e votam em outro. É um corrupto passando a perna no outro.

Numa entrevista, Danilo Segundo garante que Valadares Filho, PSB, é candidato ao Governo de Sergipe e seu pai senador Antônio Carlos Valadares vai construir uma terceira via.

“O senador, de tantas virtudes que tem, a maior de todas é fazer a leitura do que pensam os brasileiros, em especial o estado de Sergipe. A campanha será pautada, baseada no limpo e no sujo, em quem tem responsabilidade com o erário. Existe campanha que o tema é saúde. Pode ser educação, segurança pública… Só que a população brasileira entendeu que a campanha mesmo é contra a corrupção. Essa é a campanha. André Moura representa um governo extremamente desgastado, um governo que talvez seja o que tem a maior rejeição da história do país e ele é o líder deste governo”, disse Danilo Segundo.

Ele reconhece a legitimidade do deputado federal André Moura, PSC, ser candidato ao Senado ou Governo de Sergipe. “O PSB vem da linha do diálogo permanente, olhando no olho de cada cidadão e dialogando com uma forma nova de fazer política. Esse afastamento (do PSC) é pela postura do PSB, pela linha histórica que os Valadares têm em Sergipe. Recentemente, eu estava em Brasília e o comentário geral era a linha de retidão dos Valadares. A gente não pode apenas ser decente. Tem que parecer e mostrar ser também. (O afastamento) é para gente fazer uma campanha mais leve, mais suave. Acredito que quem fizer a chapa mais leve sairá vitorioso nessa eleição para governo”.

Danilo Segundo explica que está colocando seu nome como pré-candidato a deputado federal para avaliação da população sergipana por acreditar na nova política. “Com toda essa turbulência que vem assolando o nosso país, acredito que as pessoas irão analisar melhor os seus representantes. Irão também verificar o comportamento social dos seus possíveis candidatos. Ver se são íntegros, se têm responsabilidade social, se são capazes de exercer a governança, se tem compromisso com a coisa pública. Essa é a nova política. É justamente isso que Valadares Filho pensa para Sergipe, então minha pré-candidatura é fruto do discurso de Valadares Filho”, explica.

FAFEN

Os sergipanos foram surpreendidos com a notícia de que a presidência da Petrobras havia comunicado o fechamento, ainda neste ano, das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe e na Bahia. Em comunicado ao mercado, a petrolífera diz que a decisão está alinhada ao posicionamento estratégico de sair integralmente das atividades de produção de fertilizantes, conforme seu Plano de Negócios e Gestão 2018-2022.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim (PSDB) demonstrou preocupação com o comunicado feito pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente, de que no próximo mês de junho a Fafen de Sergipe será fechada. Segundo a estatal, trata-se de um processo de hibernação, que consiste na parada progressiva da produção, com conservação dos equipamentos e prevenção de impactos ambientais, afirmando ainda, que em 2017, tanto a Fafen-SE, quanto a Fafen-BA apresentaram resultados negativos de cerca de R$ 600 milhões e R$ 200 milhões, respectivamente, e as perspectivas no longo prazo continuam negativas.

COMISSÃO

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a deputada Ana Lúcia (PT), se posicionou de forma contrária ao fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) em Sergipe. A parlamentar também estranhou a demora do Governo do Estado em se posicionar diante de uma situação tão grave.

PREOCUPANTE

“É extremamente preocupante para o Estado de Sergipe o fechamento da FAFEN. São milhares de famílias de trabalhadores, incluindo os terceirizados, que serão atingidas. E nos causa estranhamento o fato de o Governo do Estado se posicionar só agora sobre isso. Pois a Petrobras vem informando sobre os desinvestimentos no Setor de Fertilizantes desde setembro do ano passado. O processo de fechamento vem sendo contínuo e gradativo, porém só agora o governador se pronunciou através de nota oficial.

APELO

A deputada fez um apelo aos colegas parlamentares para que a Assembleia Legislativa se posicione de forma contrária ao fechamento da empresa e defenda os interesses do Estado. “Nós precisamos tomar uma posição, pois não é apenas a fábrica que será fechada. Há toda uma cadeia produtiva que será prejudicada e isso afetará diretamente a economia sergipana e a nossa segurança alimentar”, destacou.

SURPRESO

O deputado estadual pastor Antônio dos Santos(PSC) recebeu com surpresa o comunicado, através da imprensa, do presidente da Petrobras Pedro Parente ao governador de Sergipe, Jackson Barreto, anunciando para junho deste ano o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados(Fafen) unidade localizada no município de Laranjeiras.

LUTA

De Brasília, o parlamentar se posicionou contrário à visão da direção da Petrobras e afirmou que não medirá esforços para lutar contra esse fechamento que será prejudicial a economia do estado.

PREOCUPANTE

 “É muito preocupante em um período de crise de emprego em Sergipe fechar a unidade que produz o produto da agricultura que é o fertilizante. Parar de produzir significa uma queda na arrecadação fiscal  do estado, significa desemprego e empobrecimento para os sergipanos. O presidente da Petrobras acha mais fácil importar de outros países do que produzir aqui. Mas a produção gera empregos e impostos”, colocou o deputado acrescentando que se reunirá com outros parlamentares sergipanos  contrários a esta visão da presidência da Petrobras.

DEMANDA

O parlamentar ainda colocou que a demanda de fertilizante do mercado brasileiro é maior que a produção nacional e que a agricultura necessita do produto. “Fechar a Fafen gerará um aumento desnecessário da importação de fertilizantes. Não podemos deixar que isso aconteça. Será uma queda absurda na nossa economia que está em um dos seus piores momentos”, ressaltou.

CARIRA

O presidente da Câmara Municipal de Carira, Demar das Cotias (PSDB), confirmou que Adelmário Gomes, seu filho, foi sondado pelo vice-governador Belivaldo Chagas (MDB) para assumir o comando da Secretaria da Fazenda. A sondagem – na verdade, convite – foi feita em reunião realizada em Aracaju, da qual participou o secretário de Comunicação, Sales Neto.

TROCOU

Embora filiado ao PSDB, liderado em Sergipe pelo senador Eduardo Amorim, com o convite feito ao filho, Demar declarou na entrevista que passa a apoiar a reeleição de Belivaldo, que assumirá a Chefia do Executivo no início de abril, com a desincompatibilização do governador Jackson Barreto (MDB), que disputará o Senado. Demar disse que, para o Senado, apoiará Jackson e um outro candidato, cujo nome ainda não definiu, podendo ser da oposição.

MAIS DEMISSÕES

A empresa Mosaic Fertilizantes, localizada em Rosário do Catete, deve demitir cerca de 400 funcionários até junho deste ano, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Minerais não Metálicos do Estado de Sergipe (Sindimina). Na semana passada, foram 83 demissões de celetistas.

 SINDIMINA

O Sindimina se reuniu com o Governador Jackson Barreto para falar sobre o caso. O gestor ficou surpreso com a alegação porque, segundo ele, em janeiro, houve uma reunião com a empresa “que se mostrou comprometida em incentivar o progresso do nosso estado, assim como preservar os empregos”, disse Jackson. O governador também garantiu que entrará em contato com a Mosaic.

BANCADA

A bancada federal, composta pelos oito deputados federais e três senadores do estado de Sergipe, irão se reunir com o governador Jackson Barreto, nesta quarta-feira, 21, às 11h, no gabinete da senadora Maria do Carmo (DEM/SE) para discutirem soluções e possibilidades de reverter a decisão do fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen).

 CONFIRMAÇÃO

A confirmação deste encontro foi dada pelo próprio coordenador da bancada federal, deputado Jony Marcos (PRB/SE). “Meu gabinete está convidando todos os demais deputados federais e senadores para nos encontrarmos amanhã e discutirmos a situação da Fafen. Da mesma forma, que também está buscando um agendamento da bancada com o próprio presidente Michel Temer”, completa.

HABEAS CORPUS

Sérgio Viana e Ricardo Gonçalves, ex-secretário e diretor financeiro, respectivamente, da Secretaria Municipal de Articulação Política e Relações Institucionais (Seapri) na gestão de João Alves Filho (DEM), tiveram habeas corpus concedidos pela justiça sergipana no fim da tarde desta terça-feira, 20, e estão em liberdade.

 PRESOS

Eles haviam sido presos no último dia 15. Viana foi levado à  Cadeia Pública Tabelião Filadelfo Luiz da Costa; já Gonçalves, por ser capitão de corveta da Marinha, estava no Presídio Militar (Presmil).  Os dois são alvos do Ministério Público e foram indiciados pela operação Caça-Fantasmas, ramificação da Antidesmonte, que investiga uma lista de servidores comissionados que recebiam salários sem trabalhar.claudio