Cláudio Botafogo Messias-OnLine-20-03-2018 terça-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

POR QUE DEMORA TANTO?

A justiça eleitoral no Brasil tem na sua lentidão o maior incentivo para a corrupção. Alguns deputados estão no término do seu mandato estadual ou federal e ainda serão julgados por acusações de quatro ou mais anos atrás. Ou seja, isto quer dizer quem quiser fazer o malfeito pode e esperar no paraíso de um legislativo, que os esforçados juízes cumpram com o seu papel. Agora, temos o caso do deputado Adelson Barreto que é julgado pela roubalheira que foi acusado com dinheiro da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Ele se elegeu para a Câmara Federal e aí se pergunta, se realmente for comprovada, quem devolverá o dinheiro da tal subvenção usado ilegalmente e roubada e a fortuna que ele ganhou enquanto deputado estadual e federal?

A mesma coisa acontece com prefeitos, vereadores, governadores e senadores. No momento, um prefeito do interior sergipano “perdeu’ o mandato, mas pode recorrer, recorrer e recorrer, até chegar as próximas eleições e ele se reeleger, depois chegar à Assembleia Legislativa ou Câmara Federal. Outros, também, estão nesta situação e o povo é quem paga para manter corruptos e a lentidão da justiça cumplice da roubalheira e incentivadora para as safadezas dos políticos e empresários bandidos.

Está na hora da Justiça também ser questionada e corregida, mas por um conselho de homens honestos e que não aceitem nenhum tipo de corrupção e que tenha o poder de destituir aqueles que se acumpliciaram com a sacanagem com o dinheiro público.

 POÇO REDONHDO

O juiz Paulo Roberto Fonseca Barbosa, da 28ª Zona Eleitoral, cassou o diploma do prefeito Ademilson Chagas Júnior e do vice, Manoel Rodrigues da Silva, de Poço Redondo. Eles são condenados, em primeira instância, por abuso de poder econômico e compra de votos, conforme denúncia do Ministério Público Eleitoral acatada pelo juiz. Conforme os autos, ficou constatada a captação ilícita de sufrágio, além de arrecadação irregular de receita e gastos ilícitos durante a campanha eleitoral ocorrida no ano de 2016.

SENTENÇA

Na sentença, o juiz determina a cassação dos respectivos diplomas concedidos pela Justiça Eleitoral aos réus, decreta a inelegibilidade de ambos pelo período de oito anos [eles ficam sem condições de se candidatarem a qualquer cargo eletivo por este período] e também a pagamento solidário de multa equivalente a R$ 20 mil UFIRs pelos supostos atos ilícitos por eles praticados.

SONEGAÇÃO

Conforme a sentença, constatou-se sonegação de prestação de contas com relação às despesas com combustível, envolvendo um volume de recursos na ordem de R$ 22.100,50; não se constatou, na prestação de contas da campanha eleitoral, apresentação dos contratos firmados com os prestadores de serviços de transporte durante a campanha e também ausência de declaração de gastos realizados  para pagamento de faturas emitidas pela Companhia de Saneamento pelo consumo de água e da empresa distribuidora pelo fornecimento de energia elétrica de eleitores do município de Poço Redondo, e de aquisição de material elétrico em benefício de eleitores. Fatos que, na ótica do juiz caracterizam os crimes e leitores imputados aos réus.

ANDRÉ & VALDEVAN

O deputado federal André Moura, PSC, se reuniu com Valdevan 90 (José Valdevam De Jesus Santos), na sede do partido em Aracaju, para acertar a filiação pré-canditato a Câmara Federal.

Dentre os assuntos abordados, a filiação do pré-candidato a deputado federal, Valdevan 90, ao PSC.

FILIAÇÃO

André informou que teve uma conversa sobre o pleito em Sergipe e acertou que Valdevam e que a data da filiação será marcada esta semana.

ESTRUTURA

Valdevam conheceu a estrutura do PSC em Sergipe, comandado por André Moura, e ficou empolgado com a possibilidade de disputar as eleições pela legenda. “Com a estrutura disponibilizada pelo partido, teremos uma qualificada, ágil e democrática campanha”, ressaltou Valdevam.

RELAÇÃO

Valdevam se reuniu com André Moura na companhia do vice-prefeito de Arauá, o paulista Rafael Meneguesso Lima, que se intitula Rafael 90. Conforme Valdevam, é importante estreitar a relação entre a direção do partido e as lideranças políticas filiadas.

DERROTADO

Em 2010 Valdevam tentou se eleger deputado federal em São Paulo e só conseguiu 25.526 votos, não conseguindo um mandato pelo PDT. Ele é de Estância, mas sua vida política até então é em São Paulo, onde é dirigente sindical.

PREFEITO

O ex-vereador de Taboão da Serra e atual presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo, Valdevan Noventa (PTB), é um dos pré-candidatos com maior expressividade na corrida pela sucessão do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) nas eleições de 2020.

APOIO

Noventa conta com o apoio expressivo do deputado e presidente estadual do PTB-SP, Campos Machado, da presidente do partido em Taboão, Arlete Silva, e da presidente da Câmara Municipal, Joice Silva, na corrida pela cadeira de prefeito no município.

DINASTIA

O PTB ocupa a vice-prefeitura em Taboão da Serra desde as eleições de 2012, o que segundo Noventa, torna sua candidatura legítima dentro do governo. A partir de agora, Noventa quer reunir a maior parte dos partidos da base do prefeito e trabalhar para ser escolhido o candidato da sucessão.

VEREADOR

Valdevan já foi vereador em Taboão da Serra (SP) e lá tem na Câmara seu filho Johnatan Henrique Pereira Santos, que se elegeu por média na legenda do PTB. Ele tem o segundo grau incompleto e usou o apelido do pai, para concorrer com o número 14690, obtendo 2.533 votos, através da coligação PTB / SD - PTB-SD. Tem como atividade OUTROS e nasceu em 07/05/1994

VOLTARÁ

Ninguém sabe se às más intenções de Valdevan 90 é se eleger deputado federal em Sergipe, coisa que não conseguiu em São Paulo e depois tentar ser prefeito de Taboão da Serra, que é um dos seus grandes sonhos. Ou seja, se assim for, não tem a mínima intenção de fazer qualquer coisa por Sergipe, mas sim usar o cargo para o trampolim em Taboão da Serra, posto que poderá fazer negociações política, para se beneficiar em Taboão ou até mesmo tentar eleger o filho na sucessão Fernando Fernandes (PSDB). O negócio é esperar.

MERCADO

Mais um grande benefício para os lagartenses, moradores da Colônia Treze. Através de indicação, a deputada estadual Goretti Reis mostra o compromisso e o respeito que tem pela população ao fazer mais um pedido de extrema importância ao Governo do Estado, a construção de um Mercado de Hortifrutigranjeiro na Colônia Treze que é o maior povoado de Lagarto com mais de 20 mil habitantes.

AGRICULTURA FAMILIAR

“A agricultura familiar é a principal fonte de renda daquelas pessoas. Nada mais justo que recebam um local apropriado para comercializarem seus produtos, sem precisarem se deslocar para outras cidades. Essa construção beneficiará não só os moradores, mas toda a população das proximidades que se deslocam para realizarem suas vendas e compras. Esse é um anseio das pessoas do povoado, dispor de uma estrutura adequada para o acondicionamento, a comercialização e o escoamento da crescente produção de legumes, grãos, aves e hortaliças produzidos por eles. Vamos em busca de mais esse sonho e oferecer um local com as condições higiênico-sanitárias e de segurança”, ressaltou Goretti Reis, MDB.claudio