O período de matrícula para o ano letivo 2018 , que este ano passou a ser online, segue até esta quarta- feira, 21, para transferência interna, voltada a alunos que já fazem parte da rede municipal, mas querem se transferir para outra escola da rede. Até o dia 23, pais ou responsáveis devem comparecer à nova escola escolhida com a documentação exigida para efetivar a matrícula. A iniciativa irá acabar com as longas filas que os pais eram obrigados a enfrentar para conseguir vagas para os filhos.
Com a informatização do processo, as matrículas podem ser feitas totalmente online pelo site www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline ou aplicativo Play Store no smartphone: Matrícula Online. Só será necessária a ida à escola no momento da confirmação da matrícula, com a entrega dos documentos. As solicitações online estão liberadas desde as 7h30 e seguem até 17h .
Novos alunos
Após o período de transferência interna, será a vez dos alunos novos se matricularem na rede municipal. De 26 a 28 de março, o responsável legal pelo aluno deverá solicitar a vaga em uma das escolas municipais e terá até o dia 2 de abril para confirmar a matrícula.
Passo a passo
De fácil manuseio, tanto o site quanto o aplicativo foram desenvolvidos para trazer facilidade aos pais e responsáveis que solicitarão as matrículas. Primeiramente, deve-se baixar o aplicativo Matrícula Aracaju ou acessar o site www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline.
Após escolher a opção "transferência interna" ou "alunos novos", o primeiro passo é colocar os dados do responsável legal, como número dos documentos, endereço e o grau de parentesco com o aluno. O segundo passo é colocar as informações do aluno, como nome completo e data de nascimento.
Após inserir todos os dados, na terceira tela, o internauta poderá selecionar o bairro da cidade onde está procurando a vaga. Após selecionar o bairro, série e turno desejados, aparecerão as escolas que possuem vagas a partir destes filtros de busca. O internauta deverá selecionar a escola desejada e confirmar a opção.
"É importante destacar que depois de verificar se a vaga está disponível e selecionar a escola desejada, o responsável pela matrícula deve imprimir uma espécie de protocolo, que a gente chama de requerimento de matrícula. Mesmo que ele tenha condições de imprimir, vai receber um número que pode anotar, e se dirigir a escola onde ele pediu a vaga com este número", informa a secretária da Educação, Cecília Leite. O número do protocolo do requerimento de matrícula também será enviado para o celular e o e-mail informados durante o processo de solicitação da vaga.
Fonte: Semed