Cláudio Botafogo Messias-OnLine-15-03-2018 quinta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

 FANTASMAS QUE ATORMENTAM JOÃO

 A administração pública é eivada de servidores apadrinhados e isso nunca irá acabar, porque não interessa para os políticos, ficarem sem os seus cabos eleitorais. Alguns até “obrigam” a turma a trabalhar, dando expediente. Outros entendem que eles devem se ocupar de outros afazeres, para que possam executar tarefas eleitoreiras. Vale lembrar que um bom assessor não é aqueles que bate ponto no gabinete, mas o que trabalha, para que o político possa atender as demandas populares.

No caso da administração João Alves Filho à frente da Prefeitura de Aracaju, o que se vê, agora, é que pessoas eram contratadas apenas como pagamento por serviços na campanha. Poucos assumem tais ilegalidades, mas elas são comuns na política brasileira.

Qual a razão de crucificar João Alves Filho? Quer o Ministério Público holofotes ou faz o seu papel? Não sou contra a boa investigação, mas se realmente alguém quiser trabalhar em defesa do erário público, basta pegar a relação de ex-prefeitos que ganharam cargos no Estado ou deram para seus entes e cabos eleitorais, e verificaremos que o serviço público é uma casa bem assombrada.

Tanto se cobra pela realização de concurso público, inclusive o Tribunal de Contas exige isso, mas é bom lembrar que os conselheiros não são concursados para o cargo e sim indicados por avaliação técnica ou política. Alguns são realmente eficientes e prestam um bom serviço para o país, enquanto outros estão lá apenas pelo emprego vitalício e uma baita aposentadoria.Querem realmente trabalhar, então por que só o João?

COMIDA

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) prorrogou até o dia 20 de março o prazo para que os proprietários de food trucks interessados em participar do sistema de rodízio nas praças da cidade entreguem a documentação necessária. A medida foi um reconhecimento da empresa municipal frente às dificuldades encontradas pelos comerciantes para se adequarem à legislação. Até o momento foram habilitados apenas 11 equipamentos desse tipo de comércio móvel.

PROPRIETÁRIOS

“Alguns donos de food trucks nos relataram dificuldades com a aquisição de documentos, por isso decidimos ampliar o prazo, pois entendemos que o papel da administração municipal é ser um facilitador para aqueles que desejam legalizar o seu comércio”, explicou o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo.

SORTEIO

O diretor informou, ainda, que no dia 23 de março será realizado o sorteio das vagas com os comerciantes habilitados para participar do sistema de rodízio e que a empresa municipal irá intensificar as fiscalizações, podendo até deliberar pelo recolhimento dos equipamentos e suspensão do comércio por parte daqueles que não estiverem regularizados.

VEREADOR

O vereador Juvêncio Oliveira (DEM) foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por suposto esquema para manter servidores fantasmas na Prefeitura de Aracaju, que recebiam remunerações sem trabalhar lotados na extinta Secretaria Municipal de Articulação Política e Relações Institucionais (SEAPRI) durante a gestão do ex-prefeito João Alves Filho (DEM). O Ministério Público Estadual, conforme a denúncia, não tem dúvida de que houve um suposto “esquema de distribuição e manutenção de cargos fantasmas no âmbito da SEAPRI”.

OUTROS

Além do vereador Juvêncio Oliveira, também foram denunciados o ex-prefeito João Alves Filho (DEM) e a irmã dele, Marlene Calumby, que ocupava o cargo de secretária de Governo, que seriam, juntamente com o parlamentar, responsáveis pela indicação, nomeação e manutenção dos supostos servidores fantasmas.

BENEFICIADO

Nesta nova ação movida pelo MPE contra os ex-gestores do município, os promotores de justiça Bruno Melo, Luciana Duarte, Jarbas Adelino e Leydson Gadelha, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), não têm dúvida de que o esquema trouxe benefícios políticos ao ex-secretário, que atualmente ocupa uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores.

MACAMBIRA

Incansável por sua luta em prol de Sergipe, aproveitando do seu papel de líder do Governo no Congresso Nacional, o deputado André Moura, PSC, anuncia que vem mais dinheiro para obras essenciais na mudança de qualidade de vida dos sergipanos. Desta vez o benefício é para Macambira, que será beneficiado por uma

emenda no valor de quase dois milhões de reais.  André disse que não estava mandando emenda para prefeito, e sim para a cidade.

AGRADECIMENTO

André Moura esteve com os ex-prefeitos de Macambira, Carivaldo e Ricardo Souza, onde, na oportunidade, estiveram em reunião com a superintendência do Banco do Brasil, para a assinatura oficial da reabertura das agências nas cidades de Macambira e Salgado.

RICARDO SOUZA

“Estive semana passada com o ex-prefeito Ricardo Souza, onde comentei sobre a possibilidade do envio da emenda e da visita a qual tive do prefeito de Macambira, Luciano (PT), de prontidão Ricardo e seu pai Carivaldo expuseram o quanto seria bom o recurso para o povo de Macambira”, ressaltou André.

PIOR É MELHOR

Por sua vez o ex-prefeito Ricardo disse: “Macambira é uma cidade pequena de gente trabalhadora, passamos (vinte anos) há frente do município buscando fazer o melhor para o povo, muitas vezes enfrentando uma oposição que trabalhavam no intuito do quanto pior, melhor. Já nos quando oposição já mostramos que queremos somente o bem do povo de Macambira, e não será agora que no âmbito de aliados de André, que iremos tentar interferir numa ação onde o povo só tem a ganhar.” Declarou o ex-prefeito Ricardo Souza.

CARIVALDO

Já o ex-prefeito Carivaldo Souza declarou: “André Moura tem surpreendido todo o estado de Sergipe, um deputado que tem usado seu mandato para ajudar todos os municípios independente de lado político, o maior exemplo é a cidade de Aracaju. Só o povo de Sergipe tem a ganhar com tudo isso.”claudio