Cláudio Botafogo Messias-OnLine-09-03-2018-sexta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

QUEM QUER SUKITA?

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias (Sukita) tenta se filiar ao PTB. Alvo de várias denúncias, sobretudo, por corrupção, ele quer ser candidato nas eleições de outubro, mas para onde vai é “expulso”. Já esteve em vários partidos, inclusive lhe tomaram o PODEMOS e recentemente foi enxotado do PHS e agora tenta ser trabalhista e acerta seu ingresso no PTB, o mesmo de Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, que não tomou posse como ministra do Trabalho, por conta das ilegalidades que cometeu contra trabalhadores.

Polêmico, Sukita é aquele jogador problemas que todos querem no seu time, mas temem pelas loucuras que ele possa cometer. Popular em Capela, Sukita peca pela “língua grande” e vez por outro faz intriga com uma liderança política a quem esculhamba ou coisa do gênero.

Com tudo para ser uma grande liderança política em Sergipe, Sukita corre o risco de se apagar por conta da “arrogância”. Se acha um deus nas eleições e isso causa ciúmes e inveja. Ele bate de frente com quase todo mundo, por ser achar imbatível nas urnas.

Sukita vem ai, mas será que pelo PTB? Será que deixarão ele ser candidato e se ganhar vai tomar posse? Vamos esperar.

DESEMPREGADOS

Candidatos nas eleições de outubro, Esmeraldo Leal e Zézinho Sobral foram exonerados dos cargos pelo govenador Jackson Barreto de Lima, MDB. Esmeraldo Leal se afasta da Secretaria e Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), e Zezinho Sobral deixa a Secretaria de Estado de Inclusão e do Desenvolvimento Humano (Seidh).

LEGISLAÇÃO

Zézinho Sobral e Esmeraldo Leal foram exonerados em cumprimento a legislação eleitoral, que exige o afastamento de secretários que desejem disputar um cargo nas eleições. Agora caberá a eles a luta pelos votos do povo.

FELIZOLA

O advogado José Carlos Felizola, que comandava a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), substitui Zézinho Sobral.

O governador Jackson Barreto ainda não divulgou quem substituirá Esmeraldo Leal.

 COM VALADARES

Dizem por ai que Sukita assumiu o compromisso de apoiar a pré-candidatura de Rodrigo Valadares (PTB) para deputado estadual (ele recuou do projeto de federal); até então, o ex-prefeito de Capela tinha compromisso com o também pré-candidato a estadual João Marcelo (PHS), ex-prefeito de Nossa Senhora das Dores.

BEZERRA

O professor Augusto Bezerra não deverá disputar a reeleição, mas não abandonará a política e irá comandar a campanha de João Marcelo, PHS, que pretende ser candidato a deputado estadual.

MILAGRE

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, atribui a um milagre seu filho Talysson Costa ter sobrevivido a um acidente, provocado por uma motorista que dormiu ao volante e fez com que Talysson perdesse o controle da sua caminhonete e fosse paar numa ribanceira, próximo da Fazenda Boa Luz,.

ACIDENTE

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, vem a público agradecer a tantos quantos manifestaram preocupação com o acidente sofrido pelo seu filho, Talysson Costa, na BR 235. Esclarece que, por volta das l6 horas, Talyssson voltava de Aracaju com destino à Itabaiana, quando teve que desviar seu veículo, uma Hilux, de placa KMA 2222-Itabaiana, de uma Ranger, que invadiu a contra mão. Neste momento perdeu o controle do carro. que acabou caindo em uma ribanceira, na altura da Fazenda Boa Luz. Pela misericórdia de Deus, apesar da gravidade do acidente, os danos foram apenas materiais.

AGRADECEU

Valmir compareceu ao local e encontrou a motorista da Ranger, que estava bastante nervosa. Entendendo a situação e com o milagre de Deus que salvou seu filho, ele aconselhou a mulher a ir embora. Não quis confusão, porque Deus já lhe mostrara o caminho da bondade, salvando seu filho. Agradeço a Deus pelo livramento, o que fez aumentar ainda mais minha fé. Estou devidamente agradecido pelas inúmeras mensagens de apoio e solidariedade ao meu filho e a toda minha família, destacou o prefeito em nota divulgada para a imprensa.

GETAM

Através de uma indicação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado Gustinho Ribeiro (PRP) solicitou ao Governo do Estado para que autorize por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) o envio do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) para o município de Lagarto.

SOMAÇÃO

A intenção da proposta do deputado é para que o grupamento se some ao trabalho ostensivo do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) no combate aos assaltos no município lagartense, além de ter sido um pedido da população. “Sabemos da qualidade estratégica e do bom trabalho do policiais do Getam. Já tivemos essa solicitação atendida em outra ocasião, em que vimos surtir efeito, e agora identificamos a necessidade novamente do envio do Getam a Lagarto”, explicou Gustinho.

CRIMINALIDADE

Gustinho Ribeiro explicou ainda que solicitou o Getam por conta dos altos índices de assaltos por suspeitos usando motocicletas. “As pessoas, não só no município de Lagarto, estão inseguras com os roubos com motos. Pensamos no Getam por sabermos que são capazes de inibir esses assaltos e dar a sensação de segurança para a população”, concluiu do deputado.

PRORROGADO

Foi prorrogado para esta sexta-feira, 9 de março, o prazo para os estudantes pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementarem sua inscrição no Fies Seleção e, posteriormente, fecharem a contratação. A prorrogação abrange as 80 mil vagas a juro zero, destinadas, neste primeiro semestre, aos estudantes que comprovarem renda per capital mensal familiar de até três salários mínimos.

RESULTADO

Também foi estendido, com data final fixada em 16 de março, o período de divulgação dos resultados da pré-seleção das outras duas modalidades, o chamado P-Fies – que oferta, nos primeiros seis meses de 2018, 75 mil vagas. “Essas mudanças buscam preservar os interesses dos candidatos pré-selecionados em chamada única e que estiverem classificados em lista de espera”, explica o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC, Vicente de Paula Almeida Júnior.

CPI DO LIXO

A polêmica na Câmara Municipal de Aracaju continua por conta da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar irregularidades na contratação de empresas para coletar o lixo e outros serviços na capital por parte da Prefeitura. Como esperado, o principal assunto debatido foi mesmo a sessão realizada quarta-feira, por cinco parlamentares, contrariando a ordem de suspensão do presidente Nitinho Vitale (PSD) por conta da morte do marido de uma funcionária com décadas de trabalho na Casa.

GANHAR TEMPO

Membros da bancada de oposição – Cabo Amintas (PTB), Emília Corrêa (Patriota) e Lucas Aribé (PSB) e independente – Américo de Deus (Rede) e Kitty Lima (Rede) escreveram a ata a punho, mesmo sem os demais servidores, para impedir qualquer possibilidade de protelação da abertura das CPIs do lixo, que será instalada por força de decisão judicial, e da saúde, como garantiu Nitinho. Alguns, inclusive Corrêa e Amintas, se manifestaram acreditando que a suspensão foi proposital e visava ganhar tempo.claudio1