Cláudio Botafogo Messias-OnLine-1-11-2017-quarta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

ESTADO NA BEIRA DO ABISMO

O endividamento de Sergipe coloca um sinal de alerta sobre os graves problemas que advirão com falta de obras para saneamento básico e infraestrutura. Segurança pública claudicante, ensino com professores descontentes, entre outros problemas, deixa a todos com uma pulga atrás da orelha com este financiamento que o governador Jackson Barreto, PMDB, terá da Caixa Econômica Federal com apoio de parte dos deputados estaduais. O próximo governante terá que ser um exímio administrador, para contornar os problemas.

GASTADOR

Virtual candidato ao Governo de Sergipe, o ex-governador e senador Antônio Carlos Valadares, PSB, acusa seu ex-aliado de um esbanjador e incompetente como gerente estadual. O governador Jackson Barreto gasta mais do que pode e leva Estado à bancarrota: torrou todos os recursos da repatriação e dos precatórios, liquidou a previdência dos servidores , inchou a máquina com cargos em comissão, atrasa salários, ataca Valadares.

EMPRÉSTIMO

Valadares diz que Jackson Barreto não aplica 50% dos recursos tomados à Caixa Econômica através do Proinveste, corre atrás de vultoso empréstimo no valor de R$ 560 milhões, com juros e encargos acima da inflação, aumenta mais ainda o endividamento, e inviabiliza futuros governos.

INCAPACIDADE

Segundo Antônio Carlos Valadares, o governo confunde capacidade de endividamento com capacidade de pagamento. Ao tomar mais empréstimos para outros pagarem, aumenta o estoque da dívida , compromete receitas dos próximos anos, e torna praticamente impossível a retomada de um equilíbrio fiscal responsável e duradouro.

CAPACIDADE

De acordo com Antônio Carlos Valadares, de nada adianta um Estado se utilizar de uma regra elástica que foi criada por Resolução do Senado, segundo a qual cada Estado pode tomar empréstimo até 200% da Receita Corrente Líquida, se as finanças daquela unidade da Federação não estiverem equilibradas e organizadas, e pagando em dia todos os seus compromissos. Sergipe, infelizmente, está em situação de insolvência.

DESINFORMADO

O governador Jackson Barreto acha que as declarações recentes do senador Antônio Carlos Valadares sobre o empréstimo da Caixa para recuperar as estradas de Sergipe e fazer outras obras é fruto da sua grande desinformação. “Não consigo entender que um homem já de idade, com 75 anos, carregue tanto ódio” disse o governador.

INDECISO

 “Em uma semana, ele fica contra a emenda impositiva do Orçamento Geral da União para a saúde, na outra semana já fica contra recursos para estradas e outras obras. Nos dois episódios amargou derrotas para o bem do povo de Sergipe que vai ter sim recursos para saúde, estradas e outras obras”, explica Jackson Barreto.

ÓDIO

O governador Jackson Barreto  disse ainda que “apenas o Senador Valadares fica remoendo e despejando seu ódio e seu veneno por que a Assembleia Legislativa aprovou o projeto do governo que vai recuperar as estradas de Sergipe que estão em grande parte muito velhas e sofreram muito com as chuvas deste ano”.

SEM EXPLICAÇÃO

O Governo do Estado aprovou na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – o projeto de Lei Ordinária n° 177/2017, que autoriza o Poder Executivo Estadual a contratar operação de crédito no valor de até R$ 560.036.000,00, junto à Caixa Econômica Federal. Esse valor, segundo o Governo, será utilizado em obras de infraestrutura, como recuperação de estradas e saneamento. Mas em nenhuma página do projeto ele indica quais obras serão feitas. Esse foi um dos motivos que fizeram o deputado Moritos Matos votar contra o projeto. A PL foi aprovado por 18 votos contra 4.

REDUÇÃO

O deputado Moritos Matos justificou o voto contrário a esse empréstimo. “Não vi nenhum Projeto do Governo para reduzir custos. Nenhuma contrapartida chegou a esta Casa. Porque não cortar na carne? Porque não reduzir os custos da máquina pública? Porque não reduzir salários de secretários?”, questiona o parlamentar. Matos acrescenta que o Governo tem que reduzir os Jetons que são as participações dos secretários nos Conselhos Estaduais. “Cada participação gera um ganho a mais no salário, vamos diminuir esse custo. E mais, é necessário que o Governo pare de fazer tantas nomeações e também pare de pagar a contribuição previdenciária dos outros poderes”, enfatiza o parlamentar.

CASSADOS

O juiz Eládio Pacheco, da 4ª Zona Eleitoral, cassou o mandato da prefeita Gerana Gomes (PT do B) e do vice-prefeito Luciano Goes, de Riachão do Dantas. O juiz se manifesta em ação de investigação eleitoral movida pela coligação adversária ‘Riachão em você eu acredito’ e Simone Andrade contra a prefeita e o vice, diplomados no ano passado e empossados em janeiro deste ano para ocupar os respectivos cargos.

INELEGÍVEIS

Pela decisão, a prefeita e o vice ficam inelegíveis pelo período de oito anos, contados a partir das eleições 2016, por abuso de poder econômico, nas modalidades abuso dos meios de comunicação e fraude ao processo eleitoral. O juiz entende que houve divulgação de pesquisa judicialmente proibida e em desconformidade com os resultados oficiais das eleições. A divulgação da referida pesquisa já tinha sido proibida em decisão judicial liminar.

PREJUDICA

O fim de mês e o início das compras do final de ano são dois motivos alegados pela FCDL/Sergipe (Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas) e a CDL/Aracaju para que Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju não decretem o ponto facultativo na próxima sexta-feira, 03 de novembro, um dia após o feriado do dia 02, Finados.

VENDAS EM QUEDA

Como sempre tem ocorrido, as duas entidades já solicitaram, em feriados anteriores, que a medida não fosse adotada. Exemplos mais recentes são citados, como o dos feriados de 7 de setembro e 12 de outubro, onde nem governo nem a PMA decretaram o facultativo. “Isso oxigena o comércio, dá vida normal à cidade e todos os segmentos estarão produzindo. Queremos elogiar a atitude do governador Jackson Barreto, do prefeito Edvaldo Nogueira e de tantos outros prefeitos do interior que atenderam ao apelo do comércio”, certifica-se Edivaldo Cunha, da FCDL.

BOM SENSO

Para a próxima sexta, 03, os lojistas esperam a mesma determinação dos feriados anteriores, ou seja, a não decretação do ponto facultativo. “Esperamos muito deste final de ano, agora que o Brasil já começa a se estabilizar. Estamos apostando no reaquecimento das vendas e melhorar de 3 a 5% em relação ao Natal do ano passado”, aponta o presidente da CDL, Brenno Barreto.

SEM FERIADO

Com a previsão do comércio e funcionalismo público funcionar normalmente na próxima sexta-feira, 3, a procura para destinos interestaduais e intermunicipais com a chegada do feriado de Finados [2 de novembro] é considerada baixa nas duas principais rodoviárias de Aracaju. Prefeitura e Governo ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a possibilidade de ponto facultativo. Na Rodoviária Nova, por exemplo, a data já chegou a movimentar 13 mil passageiros. Dessa vez, apenas 10 carros extras estão disponíveis.

FINADOS

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informa que os mercados centrais Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco, e o mercado vereador Milton Santos, localizado no Conjunto Augusto Franco, irão funcionar nesta quinta-feira, 2 de novembro, até o meio-dia. Os mercados setoriais (bairros) estarão fechados. Já as feiras livres, que acontecem neste dia (Santos Dumont e Jabotiana), serão realizadas normalmente.

SEMENTEIRA

O Parque Augusto Franco (Sementeira), uma excelente opção de lazer neste feriado, abrirá em horário normal, das 5h às 21h.claudio 1