Cláudio Botafogo Messias-OnLine-03-10-2017-terça-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

E PORTO ALEGRE?

A tragédia nos Estados Unidos é para se pensar duas vezes com relação a ser uma raça superior. Os norte-americanos, em quase a sua totalidade, se acham mais do que qualquer outra raça. Nós, brasileiros, ainda somos pequenos, porque a maioria pensa diminuto e não valoriza o que temos de bom. No domingo, aconteceu uma tragédia em Porto Alegre, por causa de fortes ventos e chuvas. O atacante do Internacional, Leandro Damião, ajudou a salvar um casal de adolescentes. Alessandro Grabinski aproveitava um final de tarde de domingo aparentemente tranquilo para desfrutar de um espetáculo de circo em Porto Alegre, ao lado da namorada, às margens do Guaíba, próximo do Beira-Rio... Até um temporal com ventos de mais de 100km/h atingir a capital gaúcha e transformar o momento de lazer em instantes de pânico, só remediad os pelo centroavante do Inter Leandro Damião. Este craque agiu como pai e cristão, mas a sua atitude passou despercebida, por conta do episódio de Las Vegas. Preferimos a casa do vizinho a vermos o que acontece na nossa. Devemos ser solidário as famílias que perderam seus entes nesta loucura, mas não podemos esquecer dos nossos problemas diários. Leandro Damião foi escrachado em redes sociais, porque é jogador do Inter. Poucos elogiaram o seu gesto de amparar o casal e levá-lo para local seguro, no próprio carro. Passado o susto foi reconhecido e até tirou foto com a dupla. Leandro estava com a sua filha no circo, quando aconteceu o acidente e ajudou a salvar o casal. De parabéns. Fez uma jogada nota 1000.

SEM ALUGUEL

Aqueles que criam partidos, como um grande negócio, vão ter que correr muito, para garantir alguns trocados. A chamada cláusula de barreira vai deixar muita gente com a conta mais magra. Com base no desempenho das legendas nas eleições de 2014, pelo menos 14 dos 35 partidos que existem atualmente no Brasil seriam atingidos pelas regras da reforma política aprovadas pela Câmara e que devem ser votadas no Senado nos próximos dias.

NANICOS

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, com base nas votações de 2014, as chamadas siglas “nanicas” perderiam acesso ao fundo partidário e ao tempo de rádio e televisão com a aprovação da cláusula de desempenho estabelecida pela proposta de emenda à Constituição aprovada na última quarta-feira (27).

SENADO

A PEC, que teve origem no Senado e volta à Casa para ser analisada após as alterações aprovadas pelos deputados, prevê que os partidos deverão ter pelo menos 1,5% dos votos válidos distribuídos em pelo menos nove das 27 unidades da federação, e mínimo de 1% em cada uma, nas eleições de 2018 para ter acesso aos recursos. A exigência sobe gradualmente até chegar a 3% dos votos válidos e pelo menos 2% em cada um dos nove Estados em 2030.

BOLSONARO

Se o desempenho mínimo já fosse exigido em 2014, 14 dos 32 partidos existentes à época, equivalente a 40% das siglas, não teriam mais direito aos recursos. Entre as agremiações barradas estaria o PEN, partido pelo qual o deputado Jair Bolsonaro (RJ) – ainda filiado ao PSC – pretende se candidatar à Presidência em 2018. Outros partidos que não alcançaram essa porcentagem foram PCO, PHS, PT do B, PSL,

SEM AJUDA

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC) foi o entrevistado na estreia do “Café com Prefeito” nesta segunda-feira (2) no Jornal da Ilha. Eleito em 2016 com 56,30% dos votos válidos ou 32.966 votos dos 70.191 válidos, ‘Valmir da Madeireira’ como é conhecido na região, falou sobre a gestão municipal e os desafios a frente da Prefeitura de Lagarto, lembrou um pouco da sua carreira política e também falou sobre eleições 2018.

ALINHAMENTO

O prefeito de Lagarto ressaltou que, apesar da crise financeira que dificulta a administração, ele está se dedicando para conseguir alinhar a administração. “Eu trabalho muito e me dedico muito para que as coisas aconteçam. A gente passa muitas dificuldades para manter as contas em dias, para conseguir gerar emprego. Temos mostrado a Lagarto que vamos gerar muito emprego, fazendo com que as pessoas acreditem em investir em Lagarto, em gerar emprego. E aqueles que criticam são aqueles que não querem trabalhar, que só querem usufruir da coisa pública ficar pulando de um lado para o outro durante a campanha. E eu não aceito mais esse tipo de coisa”, afirmou ele.

FUNDAT

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) inicia o mês de outubro com novas oportunidades de qualificação profissional para o aracajuano. A partir desta terça-feira, 3, estarão abertas as inscrições para 380 vagas de cursos livres, distribuídas nos eixos de Produção Alimentícia, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Gestão e Negócios, Tecnologia e Informação, totalizando 16 turmas.

MATRÍCULAS

As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 16h30, na sede da Fundat (Rua Pacatuba, 104, Centro) ou diretamente na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) onde ocorrerá o curso. Porém, as inscrições para os cursos que acontecerão nas unidades dos bairros 17 de Março, Santa Maria, associações e instituições parceiras serão realizadas apenas nos respectivos locais. Além disso, as matrículas para as turmas de Informática Básica só poderão ser efetuadas no local em que ocorrerão as aulas. É importante ressaltar que a maior parte das vagas dos cursos são destinadas às UQPs.

GRANA

O governo do Estado informou que iniciou o pagamento dos servidores estaduais, referente ao mês de setembro. Receberam integralmente os professores lotados em escolas e servidores do Sergipeprevidência, Ipesaúde e Segrase. Já os aposentados e pensionistas recebem, integralmente, nesta terça-feira, (3). Segundo o Governo, o calendário dos demais servidores estaduais, referente ao mês de setembro será divulgado posteriormente.

BARRA DOS COQUEIROS

Uma decisão da Justiça Federal obrigou a Polícia Militar manter uma equipe policial 24 horas por dia no Residencial Marcelo Déda, na Barra dos Coqueiros. Os prédios que compõem o residencial já estão prontos, mas ainda não foram entregues. Na decisão, a juíza mostra preocupação com uma possível invasão e a consequente deterioração do espaço. De acordo com o coronel Paulo Paiva, do setor de Comunicação da PM, a viatura deslocada fazia a patrulha na região da Barra dos Coqueiros.

LICITAÇÃO

Após quase dois meses com o processo de licitação da limpeza pública urbana suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) já está autorizada a dar sequência com o certame. A

Empresa anunciou que abrirá os envelopes com as 12 propostas das empresas na próxima quinta-feira, 5, às 9h na sua sede, localizada no Parque da Sementeira. O contrato definitivo que por lei pode chegar a cinco anos de vinculo, tem uma previsão de custo de R$ 80 milhões por ano.

BISCOITO

Adilson Marques dos Santos, conhecido como Adilson do Biscoito, recebeu na tarde de ontem,a segunda-feira, 2, em Sessão Especial, o Título de Cidadão Sergipano. A propositura é da deputada Silvia Fontes (PDT), que destacou a luta do homenageado que formou família vendendo biscoitos pelas ruas.

LUTO

Os deputados estaduais suspenderam a sessão da tarde de ontem, segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa, em homenagem póstuma pelo falecimento da mãe do prefeito Edvaldo Nogueira, Maria de Lourdes Santana Nogueira. Ela sofria de Doença de Parkinson avançada e estava internada desde a primeira quinzena de setembro. O presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), anunciou que estava suspendendo a sessão para que os parlamentares pudessem acompanhar o sepultamento. Além de Edvaldo Nogueira, Dona Lourdes era mãe de Tereza, avó de quatro netos e uma bisneta. Nascida em Simão Dias, tinha 90 anos e exerceu a profissão de auxiliar de enfermagem.claudio2