Cláudio Botafogo Messias-OnLine-13-09-2017-quarta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

DEPUTADO NÃO SABE O QUE É O HUSE

O deputado estadual pastor Antônio dos Santos, PSC, fazia um belo discurso sobre o Hospital de Urgência de Sergipe, quando afirmou que toda vez vai lá é recebido maravilhosamente. Um gaiato não aguentou e comentou: eu quero vê se o nobre deputado der entrada no Huse como paciente, se ele terá a mesma ideia. Ir como parlamentar, conversar com funcionários é uma coisa, entrar como paciente, é conhecer o inferno aqui em Sergipe, é a outra face da moeda. Não por conta dos servidores, mas por causa da superlotação e falta de condições para um bom atendimento da demanda, completou. E não é que ele tem razão. No interior os prefeitos não investem em saúde, porque não traz retorno, preferem festas, onde, segundo dizem, sempre alguém leva uma grana preta de propina na contratação de artistas famosos e o povo que se lasque futebol clube, porque o negócio é festa, doença se trata depois, mesmo sofrendo, no Huse.

BANCO DO BRASIL

O deputado estadual Garibalde Mendonça, PMDB, pede que a agência do Banco do Brasil volte a funcionar em Salgado. O fechamento trouxe prejuízos para todos. Idosos e outros clientes ficam no sol e na chuva, para fazer qualquer operação nos caixas que foram colocados do lado de fora.

NÃO RECEBEU

A responsável pela agência do Banco do Brasil em Salgado, conhecida por Eliane, não recebeu os deputados Garibalde Mendonça, PMDB, e Luciano Pimentel, PSB, e uma comissão de vereadores que tentaram obter informações sobre o fechamento da agência.

QUASE TODA

Garibalde Mendonça disse que não se pode usar como argumento para fechamento de agência bancárias, porque vão fechar quase todas.

TROCANDO

Satisfeito com o sucesso do Confiança no Campeonato da Série C, Garibalde se empolgou e desejou que o dragão do bairro Industrial tenha mais sucesso e chegue na Série D. Na verdade, é a “B”. Quando ele terminou o discurso, Luciano Bispo, PMDB, que conduzia a sessão, corrigiu o equívoco do colega peemedebista.

SATISFEITO

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Francisco Gualberto, PT, está com sorriso de orelha a orelha por conta do sucesso do Confiança na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol.

ESPORTE

“Sou adepta de atividade física e sei o bem que ela representa, por isso só tenho a parabenizar a iniciativa da prefeitura de Aracaju”, ressaltou a deputada estadual Goretti Reis, na manhã de hoje, 13, em seu pronunciamento sobre a iniciativa da prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Esporte que fechou um trecho, na Orla de Atalaia, destinado para atividades esportivas, principalmente para ciclistas. A parlamentou parabenizou e lembrou que essa iniciativa tem sido praticada em diversas regiões do nosso pais.  “Essa é uma forma de incentivo e prevenção de diversas complicações de saúde, como hipertensão, diabetes e obesidade. Atividade física é fundamental em nossa vida”, ressaltou Goretti dizendo ter certeza que alguns questionarão a questão do trâ nsito, mas lembrou que a região da Atalaia tem várias rotas e é um bairro que não atrapalha em nada a circulação de veículos. Para a parlamentar essa é uma forma de proteger os ciclistas que terão seu espaço para pedalar com tranquilidade e sem a preocupação de um atropelamento.

RARAS

Nesta terça-feira, 12, o deputado Moritos Matos (PROS) recebeu no seu gabinete na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – a diretora administrativa da Associação Sergipana de Pessoas com Doenças Raras – ASPDR -, Diana Batista. “É importante sempre buscar o apoio do Poder Público, são muitas dificuldades que ela nós relatou em relação a esse tipo de doença. Porque apenas 7% da população brasileira sofre com alguma dessas doenças raras e infelizmente ainda não tem aquela atenção do Poder Público que eles precisam”, enfatiza Moritos Matos.

CARACTERÍSTICAS

As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas que variam para cada tipo de enfermidade. Geralmente crônicas, progressivas, degenerativas e até incapacitantes, que afetam a qualidade de vida das pessoas e de suas famílias. O conceito de doença rara utilizado pelo Ministério da Saúde é mesmo recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS -, ou seja, doença que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

RENAIS

O presidente da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe – Arcrese, José Lúcio Alves, disse que os renais crônicos em Sergipe enfrentam uma crise muito grande. Problemas que seriam gerados pela dificuldade na continuidade do tratamento de alguns pacientes renais crônicos no estado.

SOMAÇÃO

Lucio Alves também chamou a atenção para a importância que todos estejam somados nesta luta, que na visão do presidente não pode ter a responsabilidade jogada única e exclusivamente para os gestores da saúde, mas para toda a sociedade que tenha condições de fazer algo em favor daqueles que diariamente precisam seguir lutando não apenas por saúde, mas, pelo direito de seguir vivendo.

DOENTES

Dados apresentados pelo presidente da Arcrese demonstraram que a cada 10 adultos, um possui doença renal crônica e que não sabe. Uma descoberta que geralmente ocorre, quando a doença já atingiu um estágio avançado da doença, onde o tratamento envolve a utilização da máquina para hemodiálise. José Lúcio Alves convida para participação do I Fórum de Renais Crônicos de Sergipe, que terá como tema: “O direito a saúde e a justiça social um caminho a ser percorrido”. Evento marcado para os dias 25 e 26 deste mês, na capital sergipana.

DISCUSSÃO

O deputado Gilmar Carvalho solicitou a realização de audiência pública com intuito de discutir, na Assembleia Legislativa, a grave situação da previdência estatal. O parlamentar informou ainda que convidou a economista e especialista em orçamento, Mirelle Malaguti, para explanar o assunto e responder questionamentos, além de apontar alguns nortes para a questão previdenciária no Estado. Malaguti já prestou consultoria ao Sindicato dos Professores (Sintese) e possui uma ampla pesquisa a respeito dos fundos de previdência.

SALVAÇÃO

Para Gilmar Carvalho, o projeto aprovado na Assembleia Legislativa está longe de ser a salvação da previdência estadual e, em termos de representatividade para o futuro, a audiência promoverá o primeiro momento de discussão sobre o tema. “Esta casa pode ser a grande casa dos debates que oferece caminhos seguros e conscientes para a previdência em Sergipe”, afirmou Gilmar Carvalho.

CARA A CARA

O maior chefe de quadrilha que este país já produziu, conforme o Ministério Público Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais uma vez, ficará cara a cara com o juiz Sérgio Moro. Lula tem esculhambado com Moro nos seus comícios e muita gente quer saber se realmente ele tem aquilo roxo e repetirá os impropérios diante do magistrado.claudio1