Cláudio Botafogo Messias-OnLine-6-09-2017-quarta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

QUANTO MAIS MENTE, MAIS O POVO GOSTA

Reeleito governador de Sergipe, o advogado Jackson Barreto de Lima, PMDB, garantiu que foi a sua última eleição, que iria vestir o pijama e se recolher. Aproveitou para aconselhar o engenheiro civil e então prefeito de Aracaju, João Alves Filho, DEM, que seguisse o mesmo caminho. Ou seja, deixasse a política para que surgissem lideranças.

SENADOR

Há alguns meses que Jackson Barreto de Lima vem soltando as suas “bombinhas”, dando pistas de que será candidato ao Senado, após deixar o Governo de Sergipe, não terminando o mandato, para o qual o povo o reelegeu. Agora, ele traz a “bomba”, afirmando que será candidato ao Senado. Qual a novidade nisso? Aliás, até mesmo a mentira, o enganar o povo, não são novidades entre os políticos. Quanto mais eles mentem, mas o povo adora. Uma vez me disseram: quer se eleger para algum cargo? Prometa, minta, trapaceie, engane, porque é disso que a maioria do povo gosta, para depois ter o que falar de você. Se você for sincero, verdadeiro, não comprar votos, jamais se elegerá a cargo algum. Infelizmente, esta pessoa, que já morreu, tinha plena razão.

DESCULPA DE PINÓQUIO

Questionado num programa de televisão sobre o que disse no ano passado, que não seria mais candidato a mandato eletivo, Jackson respondeu: ¨Eu não sei como enfrentarei essas gravações, mas no momento que eu falava o Brasil não era o Brasil de hoje¨. Na entrevista, Jackson revelou que o ex-presidente Lula lhe disse que não deixasse de disputar o Senado. Sem meias palavras, Jackson disse que disputará a eleição. Só em ser parceiro de Lula, já diz tudo do que Jackson será capaz. Mesmo sendo mestre em disfarce, ainda tem que tomar umas “aulinha” com o doutor Luiz Inácio Lula da Silva de como enganar o povo e ser uma eterna vítima. O pior de tudo é que grande parte da população acredita neles. Por isso, é que o país está nesta loucura, onde a maioria dos políticos rouba, o povo aplaude e ainda reclama da falta de assistência médica, educação de qualidade, segurança e emprego. Não pode reclamar, porque tem o troco pelo que os políticos pagam nas eleições. Com exceções.

GRANDES ALIADOS

O líder do governo Temer no Congresso Nacional, André Moura (PSC), conseguiu liberar mais de R$ 1 milhão do Ministério das Cidades para a Prefeitura de Aracaju continuar realizando a obra de pavimentação do Moema Meire. Dizem por ai que Edvaldo Nogueira (PCdoB), prefeito de Aracaju, e o deputado federal estão cada vez mais afinados. É a vaqueta certa para o zabumba. Toda Edvaldo, para o povo mais uma vez dançar.

SEM PASSE LIVRE

Os vereadores de Aracaju se dividiram e, embora com maioria contrário ao veto do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), não conseguiram quórum suficiente para assegurar aos eleitores a gratuidade no sistema de transporte público no dia das eleições, como forma de viabilizar o transporte do eleitorado que vão às urnas a cada dois anos. A proposta apresentada pelo vereador Anderson de Tuca (PRTB) foi vetada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) e os parlamentares apreciaram o veto e o mantiveram numa apertada votação.

VETO

Para manter o veto, há necessidade de apoio de 13 vereadores. A maioria se manifestou pela derrubada do veto, mas não conseguiu transformar em lei a proposta do parlamentar. Onze foram contrários ao veto e dez a favor, proporção que, ao final deu vitória à manifestação do prefeito Edvaldo Nogueira, contra ao projeto de lei apresentado pelo vereador Anderson de Tuca e aplaudido pela bancada de oposição.

GREVE MANTIDA

A greve dos professores do ensino municipal vai ter continuidade. Essa foi a decisão da maioria em assembleia na sede do sindicato da categoria, terminada no final da manhã de ontem, terça-feira, 5. De acordo com o presidente do Sindipema, Adelmo Menezes, em nova reunião com a comissão de negociação da prefeitura de Aracaju, não houve avanços no pleito salarial da categoria. “A prefeitura continua sinalizando para a não possibilidade de conceder o reajuste do piso”, afirma o sindicalista.

CONTRAPROPOSTA

A contraproposta do Sindipema, segundo o próprio Adelmo Menezes, incluía uma recuada dos professores a respeito de algumas reivindicações. “Nós estamos dispostos a abrir mão do retroativo respectivo aos meses de janeiro a agosto, mas queríamos o reajuste de 7,64% válido de setembro até dezembro, com novas negociações em janeiro de 2018. Também recusaram essa sugestão de acordo”, lamenta.

MOBILIZAÇÕES

Na assembleia os professores aprovaram também um novo calendário de mobilizações. Nesta quarta-feira, 6, eles estarão com pais e alunos da rede municipal para explicar a continuidade da greve. No dia 7, participam do Grito dos Excluídos, na praça Fausto Cardoso, e concluem o calendário com dois atos: um no dia 11, em frente a Prefeitura de Aracaju, às 8h; e outro no dia seguinte, na Câmara dos Vereadores às 8h30.

REDUÇÃO

A Câmara Municipal de Aracaju reduzirá em 15% o número de cargos comissionados em um prazo de 60 dias, para cumprir recomendação do Ministério Público Estadual como medida emergencial para minimizar as distorções provocadas pela desproporcionalidade entre o número de comissionados e de servidores efetivos, que alcança a algo em torno de 1000%, segundo constatações do próprio Ministério Público em termo de audiência, que ocorreu na manhã da segunda-feira, 4, na sede do MPE, em Aracaju.

CUMPRIMENTO

O vereador Nitinho Vitale (PSD), presidente da Câmara Municipal, garantiu que pretende cumprir as recomendações do MPE, mas ainda não definiu os critérios que serão adotados para reduzir o número de comissionados. “Vamos reunir todos os vereadores para encontrar a melhor forma para cumprir a determinação”, diz Nitinho.

SHOW ADIADO

O show 1º ‘Partiu Pra Balada’ marcado para acontecer 16 de setembro em Itabaiana foi adiada, segundo informou a organização do evento. As cantoras Alinne Rosa, ex-vocalista da banda baiana Cheiro de Amor, e Lorena Simpson, seriam as atrações da festa.

MOTIVOS LOGÍSTICOS

Por meio de nota, a organização informa que “motivos logísticos alheios ao controle dos produtores” não conseguiremos realizar a festa #partiuprabalada no dia 16 de setembro em Itabaiana-SE, por isso a festa está sendo adiada e transferida para Aracaju-SE. Em breve estaremos informando a nova data e local”.

SEM PONTO

Os motoristas dos transportes coletivos não estão mais obrigados a obedecer os pontos de parada após às 22 horas em Aracaju. O projeto proposto pelo vereador Anderson de Tuca (PRTB) foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, mas foi vetado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B). Algumas vezes o veto do prefeito foi retirado de pauta por falta de quórum, mas nesta terça-feira, 5, foi debatido e derrubado pela maioria dos vereadores, em um placar de 17 a quatro.

INSEGURO

O vereador Antônio Bittencourt (PC do B), líder do prefeito, ressaltou que não faria uma defesa mais contundente ao projeto e optou apenas por esclarecer as razões do veto do prefeito à proposta. “O prefeito coloca sua preocupação com os estudos técnicos e com a segurança dos motoristas”, ressaltou o parlamentar. “Parando em qualquer lugar pode levantar suspeição”, observou.claudio 1