Cláudio Botafogo Messias-OnLine-29-08-2017-terça-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

ZÉ ALMEIDA NA FILA DA LAVA JATO

O secretário Almeida Lima, de Estado da Saúde, será investigado pela Operação Lava Jato, acusado de receber doações irregulares, destinadas por empresas investigadas em suposto esquema de desvio de recursos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, por indicação do senador Renan Calheiros (PMDB/AL). Recursos que teriam como destino, conforme as investigações da Procuradoria Geral da República, para a campanha de Almeida Lima, em 2008, quando ele disputou a Prefeitura de Aracaju pelo PMDB, e para deputado estadual, em 2014. Em abril deste ano, representes do Ministério Público Federal e agentes da Polícia Federal cumpriram mandado judicial de busca e apreensão, expedido pelo ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF), na casa de Almeida Lima. Da residência foram recol hidos computadores e mídias digitais da residência do secretário.

DEFENSOR

Pela história de Zé Almeida é difícil acreditar no seu envolvimento com qualquer tipo de roubalheira, mas é preciso esperar pelo desenrolar das investigações e não será surpresa se ele sair ileso em mais uma acusação. Ele pode ser arrogante, prepotente, chato e outras coisas mais, principalmente quando está à frente de qualquer empreitada, porque gosta das coisas bem feitas, mas Almeida é competente e sua seriedade na execução de tarefas, de repente, faz com que se pense que é um ser de outro mundo. Boa sorte SUJEITO.

TUDO NO ESCURO

A falta de iluminação no terminal de ônibus Fernando Sávio, localizado no centro de Aracaju, tem gerado reclamações dos comerciantes que atuam no local e da população que passa pelo terminal diariamente. Atualmente, o terminal é iluminado somente com as luzes dos postes e com as lâmpadas que os comerciantes precisaram improvisar para não ficar no escuro. A situação, segundo os vendedores, tem gerado insegurança.

ATRASO

Os trabalhadores do transporte rodoviário da região metropolitana da capital, vinculados à Viação Progresso denunciaram uma série de irregularidades trabalhistas, como atrasos no pagamento de salários, de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e tickets alimentação.

INCONVENIENTES

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Rodoviários do Estado de Sergipe (Astraiese), Carlos Tamarindo, os funcionários convivem há anos com esse inconveniente. “Isso já acontece há quatro anos, e só com a Progresso. Alguns funcionários foram colocados para fora da empresa e eles desrespeitam as lei trabalhistas”, reclama.

EXTINÇÃO

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) fala mais uma vez sobre o PLC nº 10/2017, que pretende extinguir o Fundo Previdenciário do Estado de Sergipe (Funprev). O parlamentar leu duas notas de importantes entidades manifestando preocupação sobre o projeto.

PROCURADOR

A primeira foi do procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, que afirmou que caso o Funprev e o Finanprev sejam fundidos sem os estudos necessários, as dificuldades da Previdência em Sergipe deverão se agravar. Georgeo também leu a nota emitida pela Associação dos Analistas de Controle Externo I e II do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, que também se mostrou aflita com o tema.

  POLICIAMENTO

O deputado Robson Viana (PMDB),  apresentou quatro indicações à Mesa da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), sugerindo ao governador Jackson Barreto (PMDB), que reforce a presença da polícia militar na entrada do Povoado Areia Branca (Mosqueiro), em Aracaju. “Os moradores da localidade estão sofrendo com a falta de policiamento e isso vem consequentemente resultando na invasão de meliantes em suas casas e centros comerciais para práticas de assalto”, ressalta o deputado.

CRIATIVIDADE

A indicação de nº368/2017, solicita a presença da Polícia Militar nas imediações do Centro de Criatividade, localizado no bairro Cirurgia, em Aracaju. “Atualmente os moradores das imediações do Centro de Criatividade, vem sofrendo com algumas ocorrências de assaltos, por isso solicitamos ao governador que reforce a presença da Polícia Militar, para melhorar a segurança das pessoas que residem na localidade”, justifica.

SÃO JOSÉ

Através de Indicações apresentadas na Assembleia Legislativa, o deputado Robson Viana pede ao governador Jackson Barreto, reforço policial no Povoado São José, no município de Japaratuba, alegando que “as propriedades dos moradores da região estão sendo invadidas por meliantes para a prática de assaltos”. E a recuperação asfáltica da Travessa Marcelo da Cruz Santos, no bairro Palestina, em Aracaju.

 “Após uma obra da Deso, a Travessa Marcelo da Cruz Santos ficou totalmente danificada, dificultando o tráfego de veículos, além de ocorrer alagamentos toda vez que temos um aumento das chuvas”, enfatiza Robson Viana.

CAITITU

A estrada que liga o povoado Caititu a BR-101, em Maruim, de repente, é evitada até por satanás, por mais pressa que tenha. Portanto, nada demais que o Estado resolva fazer uma diabrura e mande executar obras de pavimentação asfáltica. Será que vai aparecer uma alma bondosa, para atender esta reivindicação da comunidade, em nome de Jesus?

LIGAÇÃO

Quem desejar chegar até Poço Verde, saindo de Tobias Barreto, deve fazer algumas preces e acender um saco de vela, além de levar cinco litros de suco de maracujá (quase polpa), porque é preciso muita paciência com a precariedade da via. Não custará muito o Governo do Estado providenciar a pavimentação asfáltica.

NA PERNA

Para que os estudantes da rede de ensino estadual de Macambira não tenha que cansar as pernas e fica com os pés em carne viva, para conseguir chegar à escola, eles pedem que o Governo do Estado disponibilize mais ônibus para o transporte dos estudantes.

RUA PEDRA MOLE

Mais uma vez o deputado-vereador Moritos Matos pede ao Governo do Estado que faça o que a Prefeitura não executa, e pede o recapeamento asfáltico na rua Pedra Mole, bairro América, Aracaju. Alguém tem que falar com este moço que ele saiu da Câmara Municipal já tem um tempinho. Deixa essas preocupações com os vereadores. Se orienta rapaz.

NAS RUAS

Será que nenhum dos 24 vereadores de Aracaju anda nas ruas da periferia da capital, depois de eleitos? Talvez não. Uma prova disso é o gastar de “tone” (tinta de impressora) do deputado Moritos Matos, pedindo ao Governo do Estado que execute obras de pavimentação asfáltica em várias vias, a exemplo das ruas Santa Rosa (Siqueira Campos), Argentina e Paraíba e Travessa Santa Cruz. Todas no bairro América. Tomará que alguém não coloque na cabeça do moço que ele também tem direito ao salário de vereador, pelo trabalho que executa, uma vez que os edis não estão preocupados com a cidade mãe dos sergipanos.

RECAPEAMENTO

Como Aracaju parece não ter mesmo vereador, o deputado estadual Moritos Matos (Pros), capricha nas tintas e tome reivindicação em cima de Jackson Barreto, porque o rapaz não sabe que Aracaju tem no comunista Edvaldo Nogueira (PCdoB) o seu prefeito. Matos pede a JB que viabilize o recapeamento asfáltico na rua Amapá, localizada no bairro América, no trecho compreendido entre as ruas Acre e Nova Paraíba, bem como a construção de tampas para valas de escoamento de água.

SINAL DE TRÂNSITO

O governador Jackson Barreto de Lima não consegue solucionar os problemas do Estado, a exemplo da regularidade no pagamento dos servidores e o deputado estadual Moritos Matos ainda quer que ele assuma a administração de Aracaju e se preocupe com a sinalização das ruas e recapeamento asfálticos. Matos pede agora que JB mande instalar um sinal de trânsito no cruzamento das ruas Rio Branco com Sergipe, no Siqueira Campos. Aliás, a rua Rio Branco agora se chama Quintino Marques, mas o povo só conhece como Rio Branco. É o costume que deixa a cabeça condicionada e não adianta mudar, porque vale o que o povo quer, pelo menos aqui.

POVOADO SUTERO

Por meio de projeto de Lei Ordinária do deputado estadual Luiz Mitidieri, PSD, foi reconhecida como de utilidade pública a Associação Comunitária dos Produtores Rurais e Artesãos do povoado Sutero, em Tobias Barreto.

UFS COM DINHEIRO

O Ministério da Educação autorizou a liberação de um repasse no valor R$ 294,3 milhões para as instituições federais de ensino em todo o país. Deste montante, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) será beneficiada com a liberação de cerca de R$ 9 milhões. As informações foram confirmadas pelo pró-reitor da pasta de Planejamento da UFS, Rosalvo Ferreira.

EQUIPAMENTOS

Até julho o MEC já havia liberado cerca de 70% do valor de custeio, utilizado para manutenção das instituições de ensino e 40% do valor de capital, usado para adquirir equipamentos e fazer investimentos. A partir desta liberação, será adicionado o valor de cinco pontos percentuais para cada uma destas categorias, atingindo assim, 75% e 45%, respectivamente.

PENSAR SERGIPE

O PSB e a Fundação João Mangabeira realizaram em Aracaju, o Seminário Pensar Sergipe: os caminhos para a retomada do desenvolvimento socioeconômico”. Diante da crise que o estado de Sergipe se encontra, o partido, juntamente com a sociedade e lideranças políticas, deseja apontar caminhos para a retomada do crescimento e da melhoria da vida da população sergipana, em que prevaleça o diálogo propositivo em detrimento do embate político personalíssimo e improdutivo.

CRISE

O encontro contou com a exposição do economista e mestre em Sociologia do Desenvolvimento, Márcio Rogers Melo, que apresentou dados do Anuário Socioeconômico de Sergipe. Desse ponto, os debatedores falaram sobre os desdobramentos da crise na atividade econômica, no mercado de trabalho, finanças públicas e ambiente sociclaudio 1