QUEM QUER UM PARTIDO ATROFIADO
Após o desastre que foi a administração em Aracaju do engenheiro João Alves Filho, o Democratas perdeu o rumo e está na beira da estrada, como laranja madura, para quem quiser pegar. Mas como está bichado e ainda tem muitos marimbondos no pé, ninguém quer se arriscar a levar para o currículo político uma coisa que não presta. O DEM já foi um dos principais partidos em Sergipe, mas os assessores de João Alves conseguiram destruir o partido, como fizeram com a Prefeitura de Aracaju.
LADRÕES E PREGUIÇOSOS
É bom lembrar que o então vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, homem sério e de palavra, contra quem não se tem qualquer coisa que desabone a sua conduta, teve a ele atribuído um áudio, no qual dizia que alguns assessores de João era preguiçosos e estavam roubando os cofres públicos. Machado não deu nomes, apenas deixou para que o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil investigassem. Infelizmente, ninguém lhe deu a a devida atenção.
RECUSARAM
O deputado federal Fábio Reis, PMDB, garante que não teve o DEM a ele oferecido. No entanto, tem quem assegure que o parlamentar recusou comandar o partido em Sergipe. Fábio sabe que tocar o DEM, depois do fracasso em Aracaju, a vitrine para o eleitorado sergipano, pode lhe custar à reeleição.
DE JOÃO
Por décadas o DEM, que já foi PFL, esteve sob o comando do engenheiro civil e ex-prefeito e ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, servindo aos amigos. Não se pode negar que João fez muito por Sergipe, mas também não se deve esquecer que em alguns momentos se cercou de pessoas que destruíram a sua história política.
NEM LAÉRCIO
Outro que recusou comandar o DEM em Sergipe é o empresário pernambucano deputado federal Laércio Oliveira (SD). Ele prefere está na tranquilidade do Solidariedade e sabe que assumir o DEM é colocar em risco a sua carreira política.
ENCERRANDO
Deixar o comando do DEM é o fim da carreira política de João Alves Filho e como a sua esposa advogada e senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves poderá não disputar mais uma reeleição, a João só restará vestir o pijama e acompanhar a política só pela televisão ou mesmo servindo de conselheiro para jovens que vejam na política uma forma de mudar o Estado.
COFRE CHEIO
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) comunicou, através das redes sociais, que o pagamento integral dos salários de todos os servidores municipais, incluindo aposentados e pensionistas, será realizado na próxima segunda-feira, 31.
SEM ATRASO
Desde que Edvaldo assumiu, os salários estão sendo pagos sem atrasos dentro do mês trabalhado, tendo inclusive sido antecipado em meses anteriores. Mesmo com as dificuldades financeiras encontradas e a crise econômica nacional, o esforço relativo à administração financeira municipal permite que os trabalhadores fiquem seguros sobre o recebimento de suas remunerações. "O resultado é reflexo da ética na administração do dinheiro público. Nós cortamos gastos, conseguindo uma economia de 30% dos custeios. Desta maneira, conseguimos pagar os servidores em dia e retomar os investimentos na cidade", explica o prefeito.
NA JUSTIÇA
A empresa Torre Empreendimentos protocolou nesta quinta-feira, 27, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) um pedido de suspensão do edital definitivo para contratação de empresas para limpeza urbana da cidade. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do TCE, a documentação entregue pela Torre aponta uma série de irregularidades no edital. O material já foi recebido pelo conselheiro Clóvis Barbosa e deverá passar por análise dos técnicos do TCE ainda nesta sexta-feira, 28.
LICITAÇÃO
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) divulgou que que faria na próxima segunda-feira, 31, a abertura dos envelopes com as propostas das empresas especializadas para a execução dos serviços de limpeza urbana. A Assessoria de Comunicação da Emsurb disse que não foi comunicada do fato e que acredita não haver problemas com o edital, já que o documento foi encaminhado ao TCE e acompanhado pelos técnicos do órgão.
DESBLOQUEIO
O desembargador Alberto Romeu Gouveia suspendeu os efeitos da decisão judicial de primeira instância que determinou o bloqueio dos bens da ex-presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, e dos ex-deputados estaduais Conceição Vieira e Adelson Barreto, este último ocupando, atualmente, cargo eletivo de deputado federal.
IMPROBIDADE
As ex-deputadas estaduais Conceição Vieira e Angélica Guimarães (conselheira do Tribunal de Contas do Estado e ex-presidente da Assembleia Legislativa) respondem por ato de improbidade administrativa em consequência do contrato firmado pela Assembleia Legislativa com a Rede Ilha de Comunicação, no valor de R$ 456 mil, firmado, sem realização de processo licitatório, no período que os três políticos ocupavam cargos na Mesa Diretora do Poder Legislativo Estadual.
ARGUMENTO
Ao determinar a suspensão dos efeitos da decisão do juiz João Hora, da 21ª Vara Cível, que decretou a indisponibilidade dos bens dos três acusados, o desembargador Alberto Romeu Gouveia acatou os argumentos apresentados pela defesa em agravo de instrumento, entendendo que não há juízo concreto sobre as denúncias atribuídas aos três réus pelo Ministério Público Estadual (MPE) e que estes atos teriam ocasionado lesão ao erário. Com base neste entendimento, o desembargador classificou como desnecessária a medida cautelar pela indisponibilidade dos bens dos acusados.
SERVIDORES
O Governo do Estado inicia o pagamento dos servidores estaduais, referente ao mês de julho, neste sábado, dia 29. Nessa data, recebem integralmente todos os professores lotados em escolas, Sergipeprevidência, Ipesaúde, Segrase e aposentados do Funprev. O calendário dos demais servidores será divulgado posteriormente.
ATRASADO
Os repasses do Sergipeprevidência ao Ipesaúde estão em atraso. A informação foi confirmada pelo diretor da instituição, José Roberto Lima, ao ser questionado se o problema teria relação com a suposta suspensão de planos de saúde dos servidores aposentados do estado. A situação foi denunciada pelos leitores do Portal Infonet por meio do aplicativo Whatsapp.
APOSENTADOS
José Roberto explicou que desconhece a suspensão do atendimento aos aposentados, mas revelou que o Sergipeprevidência está em débito com o Ipesaúde em virtude de atrasos nos repasses oriundos a Secretaria de Estado da Fazenda. “Estamos providenciando a regularização dessa situação e esperamos que ainda esse mês, a gente possa fazer o pagamento para não prejudicar as pessoas”, comentou.