PREFEITA TEM DISCURSO ENGANOSO
A prefeitura de Monte Alegre, Marinez Silva Pereira Lino (Nena de Luciano), PRB, publicou um decreto que trata da adoção de medidas para redução de despesas do pessoal. Não obstante, as redes sociais foram inundadas com várias publicações de nomeações de servidores que recebem sem trabalhar. Segundo o vereador Henrique de João Gogó, são várias pessoas que foram nomeadas a cargos de comissão somente para ganhar dinheiro. O parlamentar avisou que vai levar o caso ao Ministério Público.
FUNCIONÁRIOS FANTASMAS
De acordo com o vereador, ao menos 30 pessoas estão no diário oficial do município como servidor comissionado, mas não exercem a função que foram determinados. Ou seja, para Henrique, a prefeita está falando em contenção de gastos, mas na verdade está onerando folha com funcionários fantasmas. Ainda segundo Henrique, existem funcionários que estão trabalhando, mas não estão recebendo. Resumindo: Quem trabalha não recebe. E quem recebe não trabalha. Assim entendeu este colunista.
CONCURSO PÚBLICO
Devido ao número grande de cargos comissionados, Henrique afirmou que vai pedir para que a prefeita realize um concurso público para efetivação de servidores em setores que estão sendo alvos dessa suposta nomeação de fantasmas. A informação deixou alguns aliados da prefeita revoltados. A justificativa de alguns é o fato de adversários políticos estarem no meio desses comissionados fantasmas.
VAZÃO DO VELHO CHICO
Os reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE), no rio São Francisco, estão autorizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) a liberar uma média mínima diária de 550m³/s de água, o menor patamar já adotado em ambos os reservatórios. Na operação de Sobradinho e Xingó, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) também poderá adotar uma defluência mínima instantânea (a cada medição) de 523m³/s. Estas novas regras constam da Resolução ANA nº 1.291/2017, publicada no Diário Oficial da União desta terça, e valem até 30 de novembro. Para operar no patamar de 550m³/s a CHESF deverá receber autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
ESTOQUE DE ÁGUA
A medida busca preservar os estoques de água dos reservatórios da bacia do rio São Francisco até o final do período seco e início do próximo período chuvoso, que costuma acontecer a partir de dezembro, devido ao agravamento das condições hidrológicas e de armazenamento de água na bacia, a qual tem registrado chuvas abaixo da média desde 2012. Por conta desta situação, a ANA vem autorizando a redução da vazão mínima defluente abaixo de 1.300 m³/s (patamar mínimo adotado em situações de normalidade) tanto em Sobradinho quanto em Xingó desde a Resolução ANA nº 442/2013, quando o piso do volume de água liberado caiu para 1.100m³/s.
DESCONTOS
Com descontos que podem chegar a 60%, começou mais uma temporada do ‘Bom, bonito e barato’ no Shopping Jardins. O evento costuma marcar a troca de coleção nas lojas de vestuário, calçado e acessórios – mas também abrange os setores de eletrodomésticos, eletrônicos e cuidados pessoais. A temporada vai até o próximo domingo, 23, e a expectativa de venda para os lojistas é positiva.
ASSISTENTES SOCIAIS
O vereador Iran Barbosa (PT) recebeu, para uma reunião de trabalho, representantes de sindicatos e de profissionais que atuam na área de Saúde, no município de Aracaju. Estiveram presentes representantes de Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos Clínicos, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos, todos com o objetivo de discutir a necessidade de correção do tratamento discriminatório e prejudicial que a atual estrutura da carreira desses profissionais lhes dispensa. A grande reivindicação feita por todos os trabalhadores é a equiparação dos seus vencimentos àqueles que hoje são pagos aos Assistentes Sociais que atuam na Saúde.
PROFESSORES
Na sede da Prefeitura de Maruim, o prefeito Jeferson Santana, reuniu-se com coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese). Na pauta, a apresentação da proposta para pagamento retroativo referente ao piso do magistério, sexto ferial e titulação.
CALENDÁRIO
O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, apresentou o calendário de pagamento retroativo referente ao piso do magistério (início em agosto), sexto ferial (em julho) e titulação (a partir de outubro). “Aqui apresentamos nossa proposta para ser avaliada pelos professores e que se enquadram no orçamento do município. O pagamento dos servidores é prioridade, com muito esforço conseguimos colocá-lo em dia, inclusive o pagamento do piso do magistério dos professores, que está sendo efetuado desde maio deste ano”, afirmou o prefeito.
PLANO DE CARREIRA
A vice-coordenadora do Sintese, da subsede do Vale do Cotinguiba, e professora da rede municipal de Maruim, Emanuela Pereira, cobrou a reformulação do plano de carreira e do estatuto do magistério, este defasado desde a década de 70. A dirigente também cobrou a implantação da gestão democrática no município. Após a reunião, a professora Emanuela Pereira afirmou que a proposta será discutida pela categoria em assembleia. O resultado será encaminhado à administração municipal através de correspondência oficial.
JACKSON DERROTADO
De passagem por Aracaju, o vidente ‘Carlinhos’, como é conhecido, fez algumas previsões no cenário político local. Em entrevista ao Portal Infonet, Carlinhos afirmou que o governador Jackson Barreto não vai ‘fazer governo’ nas eleições do ano que vem, e a sucessão será de outro partido. O governador indicou que o principal nome como pré-candidato ao Governo é o de Belivaldo Chagas, atualmente seu vice. O polêmico vidente também previu que “dois ou três” políticos sergipanos se tornarão réus na Operação Lava Jato e pagarão na cadeia.
MAIS TRAGÉDIA
No cenário nacional, Carlinhos prevê nova tragédia aérea [no ano passado ele antecipou um acidente com uma equipe de futebol]; lesão de Neymar que põe em risco sua participação na Copa do Mundo de 2018; saída de Michel Temer da presidência; entre outros assuntos.
PROCON
A aquisição de recomposição de pessoal e de viaturas para o Procon Municipal está em fase final de procedimento. De acordo com a prefeitura, a recomposição de pessoal está em andamento, sendo que as nomeações foram encaminhadas para o prefeito Edvaldo Nogueira. Quanto às duas viaturas, já foi autorizada o aluguel dos dois veículos, estando apenas nos entraves burocráticos para a aquisição. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Aracaju o município cumpre a determinação judicial mediante liminar deferida pelo desembargador José dos Anjos ao agravo de instrumento impetrado pela Prefeitura de Aracaju.