Cláudio Botafogo Messias-OnLine-05-07-2017-quarta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

TRADIÇÃO FAMILIAR

Uma candidatura a deputado estadual do secretário de Estado da Inclusão Social, Zézinho Sobral, não será novidade. Ele vem de uma família tradicional da política do Vale do Cotinguiba. Seu pai José Sobral (in memoriam) foi prefeito de Laranjeiras e deputado estadual.

MÃE POLÍTICA

Zézinho Sobral é filho da ex-prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, portanto, a política não lhe é estranha, está na família e pode ser uma opção para o Vale do Cotinguiba ter um representante preocupado com os mais carentes. Vamos esperar.

ENCHENTES

Trabalhando para prevenir eventuais problemas de enchentes no período chuvoso, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu continuidade à operação de limpeza dos canais da Zona de Expansão para facilitar o escoamento de águas pluviais em diversos locais da região. Nesta segunda-feira, 3, as ações se concentraram nos residenciais Costa Nova, Porto Sul e na avenida Sílvio Cabral Santana, antiga Perimetral II.

SERVIDOR DESVALORIZADO

Por 14 votos contrários e sete favoráveis foi rejeitada emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que previa a ampliação da valorização dos servidores do município de Aracaju. A emenda foi apresentada pelo vereador Iran Barbosa (PT) em contraponto à proposta do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) contida no projeto original enviado à Câmara Municipal de Vereadores, estabelecendo a valorização pelo critério da melhoria das condições de trabalho e do atendimento à saúde.

PROPOSTA

Pela proposta de Iran Barbosa, a valorização dos servidores deveria ser ampliada com propostas que atingisse também, além das condições de trabalho e atendimento à saúde, a carreira, os salários dos servidores e ainda a formação e qualificação profissional.

CPI DO LIXO

A juíza da 3ª Vara Cível, Simone de Oliveira Fraga, determinou sentença favorável a instalação da CPI do Lixo na Câmara Municipal de Aracaju. A sentença é uma resposta ao Mandado de Segurança proposto pelos vereadores Elber Batalha, Lucas Aribé, Emilia Corrêa e Cabo Amintas, todos da bancada de oposição, contra regimento da Câmara Municipal de Aracaju que concede poderes ao plenário para barrar abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa investigar os contratos firmados entre Prefeitura de Aracaju e Torre Empreendimentos para coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana da capital, entre os anos de 2010 e 2016.

PODE SER

A Justiça já havia decidido à favor da instauração da CPI do Lixo, mas a CMA entrou com recurso. Nesta nova decisão, a juíza manteve o entendimento de que a CPI poderia ser instalada, já que houve assinatura de 1/3 dos parlamentares.

 O líder da oposição na Câmara, Elber Batalha, apesar de comemorar a decisão, diz que ainda há muito a ser feito. "A justiça de Sergipe corrige um equívoco da mesa diretora da Câmara. Esperamos que a partir de agora não haja nenhum tipo de interferências do executivo municipal e que nós vereadores de Aracaju possamos dar essa resposta que os aracajuanos tanto clamam. Precisamos saber o que há de podre na questão do lixo de Aracaju". A Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Aracaju informou que a casa não foi notificada da decisão e que vai se pronunciar quando a notificação oficial ocorrer.

CAIU COBERTURA

Parte da estrutura de um dos abrigos da área interna do terminal de integração do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) caiu e atingiu um idoso. O senhor não teve ferimentos e de acordo com o relato de comerciantes da área, foi embora normalmente, recusando atendimento médico. A queda da folha de fibra que compõe a cobertura do terminal foi causada pelos fortes ventos que atingiram o litoral sergipano. José de Almeida, comerciante, reclama do estado do local. “A estrutura do terminal está em estado ruim. O piso, os banheiros e as coberturas precisam melhorar”.

FERIADO

Apesar de sábado, 08 de julho, ser feriado estadual, por conta da emancipação política de Sergipe, o comércio pode abrir suas portas normalmente fruto de acordo coletivo de trabalho celebrado entre os sindicatos patronal e empregado. Segundo Gilson Figueiredo, presidente do Sindilojas, as lojas poderão funcionar normalmente das 9 às 13h, desde que obedeça aos ditames do acordo coletivo de trabalho, com compensações para os comerciários. Nos shoppings centers, o horário será das 14 às 20h.

RECUPERAÇÃO

Ele também faz um apelo para que os lojistas adiram ao funcionamento do comércio neste sábado, “até como forma de reavermos ou tentar recuperar vendas, já que os meses anteriores não renderam bem para todo o comércio”.

REFORÇO

O apelo é reforçado pelo presidente da FCDL/Sergipe, Edivaldo Cunha, que vê na celebração do acordo com os trabalhadores do comércio “oportunidades para os dois lados, já que temos tentar incrementar as vendas e também respeitar os direitos trabalhistas beneficiando-os num dia considerado feriado”.

ENFERMEIROS

A paralisação de 72h dos enfermeiros e agentes de saúde deixou algumas unidades de saúde com o atendimento prejudicado. No posto Sinhazinha, por exemplo, uma simples aplicação de vacina não foi realizada durante a manhã. Algumas unidades não tiveram os serviços comprometidos, como a Unidade Amélia Leite, no bairro Cirurgia. A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde informou que os serviços que exigem o atendimento dos enfermeiros como aplicação de vacina e o teste do pezinho, por exemplo, estão comprometidos por conta da greve, mas os demais serviços como atendimento médico e consultas estão normalizados.

BOA COMIDA

Nos dias 6 e 7 de julho, quinta e sexta-feira, a cidade de Propriá sediará a I edição do Festival Gastronômico do Baixo São Francisco. O evento busca incentivar a utilização de produtos regionais na elaboração dos pratos comercializados por bares, restaurantes e hotéis e potencializar o turismo na região por meio da gastronomia. O Festival pretende reunir 20 proprietários de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e panificadoras dos municípios de Propriá, Pacatuba, Brejo Grande, Cedro de São João, Amparo de São Francisco, Neópolis, Santana do São Francisco e Ilha das Flores. As ações serão realizadas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Propriá, das 11h30 ás 14h30 e das 17h30 ás 21h. A entrada para o evento é gratuita.

ALERTA

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), atualiza os seguintes avisos de mau tempo, emitidos pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para as áreas marítima e litorânea da região Nordeste, que incluem o litoral Sergipano: Na área litorânea, há um Aviso de Ressaca em vigor, com previsão de ondas de até 3,0 metros, válido até as 21h desta quarta-feira, 05. Há um Aviso de Vento Forte em vigor, com previsão de vento com força 7 na escala Beaufort (62 km/h) com rajadas, valido até as 21H desta quinta-feira, 06; e há um Aviso de Mar Grosso em vigor, com previsão de ondas de até 4,5 metros, válido até as 21h desta sexta-feira, 07. Estão sendo divulgados alertas por fonia, em VHF, e encaminhados comunicados às marinas, iates clubes e empresas de transporte marítimo, reiterando a necessidade de precaução durante o período supracitado.

AUXÍLIO

A Marinha do Brasil permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, a CPSE poderá ser acionada, em qualquer horário, pelo telefone (79) 3711-1646. Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados ao SALVAMAR LESTE, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, por meio do telefone 08002843878.claudio 1